CaféPoint – 30/03/2015
José Guerra, gerente de mercado do café Juan Valdez na América Central, confirmou a abertura de uma loja da rede na Guatemala, embora não tenha informado a data. Ele disse que, no momento, a empresa está em processo de trâmites para obter permissões, registros sanitários e outros requisitos legais.
A loja estará localizada no Centro Comercial Arkadia Shopping, ainda que não tenha sido revelada sua extensão e, segundo Guerra, a empresa trabalha no projeto da mesma. A Guatemala será o terceiro país da América Central onde a cafeteria colombiana se instalará, sendo que em El Salvador já tem três lojas e na Costa Rica abrirá uma em abril.
Guerra comentou que a companhia também competirá no segmento de café torrado e moído. No momento, já vende no país a marca Buen Día. Hans Mash, diretor da cadeia de lojas El Cafetalito, disse que a chegada de Juan Valdez será positiva, porque aumentará a concorrência.
Para ele, a Guatemala é um mercado maduro, onde já existe bastante concorrência, assim como uma crescente cultura de beber café, de forma que Juan Valdez encontrará consumidores que exigem a melhor qualidade. Mariela Orellana, coordenadora de assuntos corporativos do Walmart México e América Central, comentou que a informação de seus fornecedores indicam que entre 20% e 25% da produção de café se consome no mercado local.
Foram registrados crescimentos médios de 5% ao ano no café torrado e moído oferecido nas gôndolas, enquanto que em hipermercados populares, o crescimento de vendas desse produto está acima de 15%. Calcula-se que aproximadamente 24 marcas de café torrado e moído e oito de café instantâneo são manejadas nas gôndolas dos hipermercados. Orellana disse que há forte tendência ao consumo de café instantâneo.
A reportagem é do Prensa Libre / Tradução por Juliana Santin