NOVA YORK (Reuters) – O consumo diário de café nos Estados Unidos subiu para 53 por cento da população, ante 49 por cento registrados no ano passado, de acordo com uma pesquisa anual realizada pela NCA (National Coffee Association), entidade que representa a indústria do setor nos EUA.
A pesquisa, realizada por meio de ligações telefônicas aleatórias para 3 mil pessoas, indicou que o consumo diário de café pelos mais jovens, na faixa entre 18 e 24 anos, aumentou para 24 por cento do público, 4 pontos percentuais acima do resultado de 2004.
Grupos em outras faixas etárias também mostraram crescimento, mas não na mesma proporção, informou a NCA.
“Mais americanos estão consumindo café, em uma proporção até agora não vista. É um novo hábito que eles incorporaram às suas rotinas diárias”, disse o presidente executivo da NCA, Robert Nelson, em um comunicado.
Desde 1950 a NCA acompanha a evolução do consumo de café nos Estados Unidos, segundo maior mercado para as exportações de café verde do Brasil, atrás apenas da Alemanha.
O consumo diário de café tradicional chegou a 50 por cento em 2005, recuperando-se de uma tendência de queda que durou 6 anos. Por sua vez, o consumo de cafés gourmet ficou estável, em 15 por cento do total.
(Por Jeff Coelho)