fonte: Cepea

Jovem iniciante na cafeicultura ganha concurso com café de mais de 89 pontos

João Pedro está entre os 423  produtores atendidos pelo ATeG Café+Forte na região que mandaram amostras para o concurso em 2024.

26 de dezembro de 2024 | Sem comentários Mais Café Produção

Aos 24 anos e recém iniciado na cafeicultura, João Pedro, do município de Reduto, na região das Matas de Minas, conquistou o primeiro prêmio em concurso de qualidade do café este ano. Ele, que plantou as primeiras lavouras em 2020, celebra o 1º lugar na categoria Natural da região das Matas, do 8° Cupping do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar e a premiação como destaque jovem do concurso. 

“Graças ao ATeG eu fiz esse cafezão. Estava animado para investir em qualidade e o acompanhamento da técnica me deixou ainda mais empolgado. Foi a primeira vez que alguém provou o nosso café”, afirmou.

O jovem contou ainda que preferia a lida com os animais e trabalhar com café foi uma alternativa após receber do pai um espaço para plantar as primeiras lavouras e a missão de cuidar do café que já existia na propriedade herdada pelo pai. “Eu sempre gostei dos animais, aprendi com o meu avô, mas agora já posso dizer que sou apaixonado pelo café”. 

Acompanhamento técnico

Há um ano a técnica de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar, Ester Moulin acompanha o jovem. Para ela, a premiação é um incentivo a mais para que ele siga se dedicando à atividade. “Ele teve muita coragem para começar na atividade e fico feliz de ver o seu empenho sendo premiado”.

Ester ainda ressaltou que a nota de mais de 89 pontos alcançada pelo café de João Pedro reforça o potencial da cidade para a produção de café especial. “Reduto tem um clima mais quente e muitos produtores acreditam que esse fator impossibilita a qualidade. E o prêmio mostra que com o trabalho certo, é possível”.

Planejando seguir aprimorando sua produção, João Pedro afirma que o AteG Café+Forte tem trazido o conhecimento necessário para o desenvolvimento do seu trabalho, com qualidade. “Eu comecei sem saber nenhuma técnica. O ATeG mudou a minha realidade porque me aproximou do conhecimento e ainda tenho muito para aprender”. 

Grande participação da região

João Pedro está entre os 423  produtores atendidos pelo ATeG Café+Forte na região que mandaram amostras para o concurso em 2024. O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, destaca que a iniciativa beneficia os cafeicultores por possibilitar que eles conheçam a qualidade de seus produtos e o resultado do seu trabalho. “Os produtores recebem um laudo gratuito e isento feito por especialistas do Sistema e tem uma ótima oportunidade de fazer melhores vendas, divulgar o seu produto de qualidade e nossa região”. 

Campeões da região 

Matas Natural

1º Lugar: João Pedro de Souza Salazar Ribeiro – Reduto – MG
2º Lugar: Júlio Moura – Santa Margarida – MG
3º Lugar: Alan Rodrigues Lacerda – Espera Feliz – MG
 

Matas Cereja Descascado

1º Lugar: Patrícia da Roza Emerick – Alto Jequitibá – MG
3º Lugar: Hugo Riva Pereira

Conilon 

2º Lugar: Ronaldo Pansine – Lajinha – MG

3º Lugar: Márcio José Caldeiras Rodes – Manhuaçu – MG

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.