A marca Castelo do Monte, a primeira a trazer para a cidade cafés de altíssima qualidade, vai inaugurar torrefação exclusiva de cafés especiais orgânicos.
Em qualquer hora do dia, o café é a bebida mais presente na vida de quase todo mundo. É motivo para encontrar pessoas, estreitar relações, matar saudades. E pode ser apreciado sem motivo também. Para muita gente, degustar um bom café já é um evento por si só. Uma das primeiras marcas a trazer para a Joinville cafés especiais orgânicos, a Castelo do Monte inaugura no mês de novembro a Especial Café Orgânico (ECO) Torrefação, a primeira torrefação exclusiva dos melhores grãos produzidos no país.
Com a inauguração, a marca será a primeira da região Sul do país a oferecer a torrefação de cafés especiais comprovadamente produzidos sem agrotóxicos. “A ECO Torrefação nasce para atender a necessidade da alta demanda por cafés especiais orgânicos da Castelo do Monte, do consumidor final e de todas as cafeterias da região que valorizam o consumo consciente de um café de extrema qualidade, produzido com a intenção de transformar o solo brasileiro em um solo muito mais saudável”, explica uma das sócias da marca, Carla Schauffert.
Atualmente, a Castelo do Monte possui duas unidades itinerantes, uma dentro da Universidade da Região de Joinville (Univille) e outra próxima à zona central. Com a instalação da máquina de torrefação, a marca inaugura outro pioneirismo em Joinville, maior cidade de Santa Catarina: seus pontos próprios de venda na cidade poderão ser considerados os primeiros totalmente orgânicos da região.
“Desde o início de nossas atividades, há três anos, optamos por trabalhar com cafés especiais orgânicos, produzidos de forma sustentável e com preço justo aos produtores e para o consumidor final. Entretanto, ainda faltava oferecer uma torrefação exclusiva para esse produto na região. Aqui em Joinville e em várias cidades do Sul do país existe torrefação de cafés especiais, mas não exclusivamente orgânico”, explica um dos sócios da Castelo do Monte, o barista Tiago Lanznaster.
As principais características dos cafés especiais orgânicos
Os cafés especiais orgânicos estão no topo da qualidade e da preferência dos amantes de café por vários fatores, que vão do cultivo à torra, passando pela moagem e preparação da bebida. Segundo a Brazil Specialty Coffee Association, certificadora brasileira ligada à principal certificadora internacional, a Specialty Coffee Association (SCA), os cafés especiais são feitos de grãos isentos de impurezas, defeitos e possuem atributos sensoriais diferenciados. Estes atributos, que incluem bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, precisam obter a nota mínima de 80, em uma escala que vai de 0 a 100.
Aliados a essas características, a produção agroecológica, com respeito à biodiversidade das áreas de plantio, privilegiando a conservação do solo, de mananciais, a valorização dos trabalhadores e o preço justo ao produtor também são pontos considerados pela Castelo do Monte para a comercialização de cafés especiais orgânicos.
Atualmente, a empresa trabalha apenas com produtores que atendem a essas características. “É uma produção especial não só pela qualidade final do café, mas também por esse cuidado com as próximas gerações. E é preciso valorizar cada vez mais esse tipo de produção, por conta de sua potência de transformação ambiental, que vai impactar em uma vida melhor para todo mundo”, destaca Carla.