JAPONESES PREMIAM SUSTENTABILIDADE NO ESPÍRITO SANTO 7º PRÊMIO UCC/CAFUSO DE CAFÉ

23 de outubro de 2007 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

Com o objetivo de premiar os melhores cafés e os melhores produtores do Espírito Santo na safra 2007, nesta segunda (22) foi dada a largada Sensorial (degustação) da sétima edição do PRÊMIO CAFUSO/UCC para os cafés das Montanhas do Espírito Santo. A união da maior empresa Japonesa de café (UESCHIMA COFFEE CO.,LTD). E A TRISTÃO CIA EXTERIOR, importante exportadora brasileira faz dos critérios sócio-ambientais a grande novidade em prêmios de qualidade no Brasil. Uma combinação da análise sensorial mais auditorias nas propriedades indicarão os vencedores.


Foram credenciadas a concorrer ao prêmio um total de 509 amostras, sendo que estão participando 16 municípios que disputam quem será o produtor do melhor café do Espírito Santo em 2007. Serão distribuídos entre os melhores cafés mais de R$ 200.000,00 em dinheiro.


Na tabela abaixo indicamos os municípios participantes e quantidade de produtores por cada município, indicando assim a concorrência:


Município    Quantidade
Afonso Cláudio    112
Brejetuba    55
Castelo    95
Conceição do Castelo    05
Guaçuí    01
Ibatiba    18
Irupi    04
Itarana    55
Iúna    09
Marechal Floriano    20
Muniz Freire    08
Santa Maria de Jetibá    02
Santa Teresa    01
São Roque do Canaã    08
Vargem Alta    51
Venda Nova do Imigrante    65
Total    509


O resultado dos 50 finalistas será oficialmente divulgado no dia 31/10/07 e a cerimônia de encerramento e entrega da premiação será no dia 01/12/07.


Ressaltamos que todos os produtores inscritos no prêmio têm a opção de comercializar seu café pelo preço da BMF até a data de 30/12/07 e ainda os 50 finalistas recebem R$ 30,00 de ágio por saca inscrita, além de concorrerem ao prêmio máximo.


Para conhecimento dos vencedores, todos os 50 finalistas receberão auditorias em suas propriedades a fim de serem avaliados à observância dos Critérios Socioambientais, onde serão observados os seguintes itens:
1.    Rastreabilidade
2.    Uso de fertilizantes
3.    Uso de defensivos
4.    Gestão do solo
5.    Colheita e Pós Colheita
6.    Gestão de Resíduos
7.    Meio Ambiente e Conservação
8.    Saúde e Segurança do Trabalhador


Serão declarados vencedores, os cafés que, somados à Avaliação Sensorial e à Avaliação dos Critérios Socioambientais, obtiverem maior pontuação.
•    A Avaliação Sensorial terá nota máxima de 60 pontos;
•    A Avaliação dos Critérios Socioambientais terá nota máxima de 40 pontos.


A observância da lei de cada item dos Critérios Socioambientais será avaliada de 1 a 4 pontos, alcançando 40 pontos no total. Na avaliação sensorial, os cafés receberão nota máxima de 60 pontos, que somados aos 40 pontos dos Critérios Socioambientais, poderão chegar a um total de 100 pontos. O café, que na somatória chegar com maior nota, será conhecido como vencedor e assim, respectivamente, os demais classificados.


O Prêmio é uma realização da REAL CAFÉ, EMPRESAS TRISTÃO, UCC Ueshima Coffee Co. Ltd., SEBRAE, BANDES , com apoio da Fertilizantes Heringer, Pinhalense e Incaper e sob coordenação da PRONOVA- Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo.


O telefone para contato é 28-3546-1069.



Evair Vieira de Melo
Coordenador Técnico do Prêmio

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.