14/07/15
O evento apresentou e debateu avanços da pesquisa cafeeira, questões de mercado e, pela primeira vez, experiências bem-sucedidas de produtores com aplicação de tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio Pesquisa Café
Evento do Consórcio Pesquisa Café – coordenado pela Embrapa Café – realizado a cada dois anos, o Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil sempre teve como característica principal a apresentação e discussão de resultados de pesquisa realizada no âmbito do Consórcio e de cenários da cafeicultura nacional e mundial. A IX edição do evento, realizada de 24 a 26 de junho em Curitiba-PR, debateu, além de pesquisa e oportunidades e desafios, resultados da validação de tecnologias apresentados por produtores de café. Além disso, esta edição, cujo tema foi “Consórcio Pesquisa Café Oportunidades e Novos Desafios”, contou com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR e reuniu mais de 500 participantes de 14 estados brasileiros e Porto Rico e EUA. O evento foi financiado com recursos do Fundo de Defesa da Economia Brasileira – Funcafé.
De acordo com o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, a participação de cafeicultores como palestrantes do IX Simpósio foi o grande diferencial da edição. “Acredito que este Simpósio teve uma repercussão muito boa, principalmente porque tivemos o depoimento dos cafeicultores, usuários finais das nossas tecnologias. Eles puderam contar como estão conseguindo melhorar sua atividade com o apoio imprescindível da pesquisa cafeeira. O evento também trouxe informações e conhecimentos para o avanço dos estudos e, ao mesmo tempo, sinalizou novas oportunidades e superação de desafios do setor”, explica o gerente. Além disso, segundo ele, o encontro cumpriu com o objetivo de apresentar resultados recentes das pesquisas realizadas pelas instituições integrantes do Consórcio e ainda de promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para prospectar demandas de pesquisa e garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor.
A IX edição do Simpósio inovou também no formato. Até a VIII edição, era de praxe serem ministradas palestras, minicursos, oficinas de trabalho, mesas-redondas e visitas técnicas. A mais recente edição trouxe 22 palestras divididas em oito painéis temáticos, cujo conteúdo está disponível em pdf e em vídeo no site do Consórcio Pesquisa Café. Outra novidade foram as sessões técnicas que abordaram temas atuais e relevantes da cafeicultura. Ainda relacionado às inovações do evento, houve apresentações de banners e stands com divulgação de recentes pesquisas desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, pelo Instituto Agronômico do Paraná – Iapar e pelo Instituto Agronômico – IAC, instituições que integram o Consórcio Pesquisa Café.
As tradicionais apresentações de trabalhos técnico-científicos por pesquisadores e estudantes de instituições consorciadas e demais parceiros da pesquisa cafeeira marcaram presença. Ao total foram 256 trabalhos em pôsteres e 17, em forma oral. Para acessar os resumos expandidos dos trabalhos técnico-científicos apresentados, acesse os Anais do IX Simpósio, no portal do Consórcio.
Grandes temas – Avanços da pesquisa cafeeira, mercado, tendências e oportunidades e desafios para a cafeicultura nacional no País e no mundo foram assuntos discutidos pelo público participante do evento, entre eles pesquisadores, professores, técnicos, extensionistas, cafeicultores, estudantes universitários, dirigentes de cooperativas e associações, empresários, imprensa especializada e representantes do agronegócio café.
Na solenidade de abertura, foi realizada conferência sobre “Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios”. Os oito painéis que compuseram a estrutura da programação tiveram os seguintes temas e subtemas: Cafeicultura de montanha (Práticas de manejo e Mecanização); Transferência de tecnologias na cafeicultura (Experiências de Minas Gerais, do Paraná e do Espírito Santo); Tendências do consumo de café (Mercado e tendências – enfoque nacional e internacional); Café conilon (Mecanização e Genética e melhoramento); Gestão sustentável da água na cafeicultura (Uso racional da água e Práticas conservacionistas para produção e reservação de água); Café e clima (Clima: diagnóstico e prognósticos para próxima década e Alterações Climáticas e a cafeicultura); Novas oportunidades de negócios (Projeto de Integração de Cafés Especiais e Agregação de qualidade ao café); e Indicações Geográficas: agregando valor ao produto (Experiência da Serra da Mantiqueira e do Norte Pioneiro do Paraná). O evento teve, ainda, cinco sessões técnicas com os seguintes temas: Tolerância à seca e biotecnologia; Produtos de origem biotecnológica aplicados na cadeia produtiva do café; Os novos desafios da cafeicultura familiar brasileira; Nutrição equilibrada do cafeeiro e Opióides do café: identificação, caracterização e potenciais aplicações.
X Simpósio – A ser realizado em 2017, já tem estado definido: será em São Paulo. A escolha do estado ocorreu durante a cerimônia de encerramento da 9º edição do evento, em Curitiba – PR. O diretor do Centro de Café do Instituto Agronômico – IAC, Gerson Silva Giomo, manifestou formalmente o interesse do Instituto em receber o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil no ano em que o IAC completará 130 anos de pesquisa cafeeira. A Embrapa Café acolheu e oficializou a instituição como anfitriã da próxima edição do evento