IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil debaterá avanços da pesquisa e temas relevantes e atuais da cafeicultura brasileira
Entre eles, cafeicultura de montanha, gestão sustentável da água, consumo de café no Brasil e no mundo, mudanças climáticas, novas oportunidades de negócios, Indicação Geográfica, tolerância à seca, biotecnologia, entre outros.
Está se aproximando a realização do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, evento promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Essa edição será de 24 a 26 de junho, no Centro de Convenções de Curitiba-PR, e será marcada pela discussão de temas relevantes e atuais da pesquisa cafeeira definidos pela Comissão Técnica em sintonia com as instituições de pesquisa, ensino e extensão que participam do Consórcio, além das demandas do agronegócio café.
Segundo o gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, os temas e subtemas escolhidos refletem os avanços da pesquisa alinhados com as questões que atualmente fazem parte do contexto da cultura do café no País e no mundo. “O objetivo do Simpósio é trazer informações e conhecimentos que possam colaborar com o avanço da pesquisa e, ao mesmo tempo, sinalizar novas oportunidades e superação de desafios do setor. Assim, essa será uma oportunidade de promovermos amplo diálogo entre a comunidade científica para avaliarmos as pesquisas e as tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio, seus impactos e benefícios para sociedade, visando à sustentabilidade do setor. Aproveito para convidar os interessados em conhecer os avanços da pesquisa cafeeira a se inscreverem no IX Simpósio”.