Por Daniela Novaes- Rede Social do Café
A nova página da IWCA Brasil está no ar na internet é um canal de comunicação direta entre a aliança e todo o sistema agroindustrial café. A página foi criada a fim de dar visibilidade às ações das mulheres em toda a cadeia produtiva dentro do território brasileiro.
Débora Fortini, presidente da IWCA – Brasil falou sobre o novo site e enfatizou a mulher como público alvo: “Somos um capítulo recente da Aliança. Nossa página está dando os primeiros passos e, como a própria IWCA, pretende criar e desenvolver conexões que possibilitem a troca de experiências e conhecimento e tornem visível o papel das mulheres ligadas ao café, desde as produtoras até as degustadoras, as baristas, as classificadoras e empresárias. A aliança pretende seguir o exemplo da Rede Social do Café, página que tem gerado novas arquiteturas de relacionamento e promovido, com competência, a integração digital de todos aqueles envolvidos com o café, do grão à xícara.”
Clique na imagem para acessar a página da IWCA Brasil
O que é a IWCA? – A IWCA Brasil é um capítulo da IWCA (International Women´s Coffee Alliance, em inglês), uma organização sem fins lucrativos, presente em 16 países produtores de todo o mundo e tem como missão fortalecer as mulheres que atuam em toda a cadeia do negócio de café. O capítulo brasileiro foi criado em 2012 e desde então vem consolidando-se como entidade que promove institucionalmente o café e as mulheres envolvidas nesse negócio.
Nova direção da IWCA Brasil– Débora Fortini, atual presidente aliança brasileira, contou que o cargo caiu naturalmente em suas mãos, já que era vice-presidente na gestão anterior e que, a transição da presidência passada por Josiane Cotrim foi harmoniosa. “Eu me sinto privilegiada em poder contribuir para o fortalecimento da mulher como profissional na cadeia produtiva cafeeira, o que certamente acrescenta aos diversos setores do café uma nova visão, geralmente mais humana e abrangente” contou a empresária. Atualmente, Josiane é representante da IWCA Internacional e também da IWCA Brasil na OIC – Organização Internacional do Café.
Estratégias para 2014 – Segundo Débora, seu maior objetivo na presidência é a promoção e participação das mulheres nas decisões das políticas cafeeiras, contribuição para a criação de ações que priorizem o respeito à mulher e ao homem do campo, assim como ao meio ambiente, além da divulgação e a valorização dos cafés de qualidade.
“O trabalho básico é de integrar as representantes das diversas regiões e setores da cadeia do café; observar e acompanhar os passos de implementação do planejamento decidido e utilizá-lo como uma ferramenta para manter a IWCA Brasil em melhoria contínua. A comercialização nacional e internacional do café produzido com a participação da mulher e com diferencial de preço é também uma das nossas metas. Este projeto já esta em andamento” explicou Débora.
A empresária falou também da estiagem que assola os cafezais de todo o país: “O Brasil, primeiro produtor e exportador mundial de café, viveu em janeiro sua pior seca em décadas, o que deve provocar o primeiro déficit de produção em cinco anos no mercado mundial de café. O pior é que a escassez deve coincidir com um período de expansão da demanda. Nossa união é nesse momento imprescindível.”