A Itamaraty, com sede em Rolândia e indústrias no Paraná e São Paulo, está em 21º lugar no ranking de crescimento das 50 maiores empresas da cadeia do agronegócio brasileiro – empresas com maior expansão de vendas. O desempenho das companhias referente ao ano de 2008 foi avaliado pela revista Exame e publicado em edição especial divulgada neste mês.
Foram considerados como integrantes do agronegócio os produtores agropecuários, as empresas que fornecem insumos ou prestam serviços a esses produtores e as indústrias que compram o produto agropecuário para processamento. No caso das indústrias, são consideradas parte integrante da cadeia apenas as que estão na primeira etapa do processo de transformação.
A escolha das melhores companhias em cada setor foi realizada seguindo o conceito de excelência empresarial, que é obtida pela soma de pontos baseados em seis indicadores de desempenho: crescimento das vendas, liderança de mercado, liquidez corrente, liquidez geral, rentabilidade e riqueza por empregado.
As empresas analisadas foram agrupadas em setores, levando-se em conta sua atividade principal, sendo apresentadas as melhores companhias de 12 segmentos: açúcar e álcool; adubos e defensivos; algodão e grãos; aves e suínos; café; carne bovina; leite e derivados; madeira e celulose; máquinas, equipamento e ferramentas; óleos, farinhas e conservas; revenda de máquinas e insumos; e têxtil. A Itamaraty ocupa ainda o 370º na relação das 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro.
A Itamaraty, com sede em Rolândia e indústrias no Paraná e São Paulo, está em 21º lugar no ranking de crescimento das 50 maiores empresas da cadeia do agronegócio brasileiro – empresas com maior expansão de vendas. O desempenho das companhias referente ao ano de 2008 foi avaliado pela revista Exame e publicado em edição especial divulgada neste mês. Foram considerados como integrantes do agronegócio os produtores agropecuários, as empresas que fornecem insumos ou prestam serviços a esses produtores e as indústrias que compram o produto agropecuário para processamento. No caso das indústrias, são consideradas parte integrante da cadeia apenas as que estão na primeira etapa do processo de transformação.
A escolha das melhores companhias em cada setor foi realizada seguindo o conceito de excelência empresarial, que é obtida pela soma de pontos baseados em seis indicadores de desempenho: crescimento das vendas, liderança de mercado, liquidez corrente, liquidez geral, rentabilidade e riqueza por empregado. As empresas analisadas foram agrupadas em setores, levando-se em conta sua atividade principal, sendo apresentadas as melhores companhias de 12 segmentos: açúcar e álcool; adubos e defensivos; algodão e grãos; aves e suínos; café; carne bovina; leite e derivados; madeira e celulose; máquinas, equipamento e ferramentas; óleos, farinhas e conservas; revenda de máquinas e insumos; e têxtil. A Itamaraty ocupa ainda o 370º na relação das 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro.