18/08/08 – 09:12:00
O Grupo Strauss Ltda., a segunda maior companhia de alimentos de Israel, expandirá sua unidade de café visando conquistar consumidores em mercados onde o chá é a bebida mais tradicional, disse o chefe executivo Erez Vigodman.
O plano da Strauss é usar US$ 288 milhões das vendas na sua divisão de café para comprar companhias ou iniciar novos negócios em países onde o estilo de vida ocidental está fazendo sucesso, disse Vigodman em entrevista. Eles concordaram em vender 25% da unidade para a firma TPG Inc., em junho.
“O consumo de café, especialmente longe de casa, na rua e nas cafeterias está crescendo rapidamente em países como a China. Nós vemos um grande crescimento nos nossos negócios internacionais”, disse Vigodman.
Strauss comprou companhias na Rússia, Ucrânia, Albânia, Kosovo e Macedônia em abril e maio, que adicionaram às suas operações o leste europeu. O café representou 48% das vendas da empresa no último ano, e o restante veio de vendas domésticas de alimentos incluindo chocolate, produtos diários e petiscos salgados.
A Strauss objetiva se tornar a número um ou a “forte” número 2 em cada país nos quais ela opera, disse Vigodman.
A renda vinda da TPG, além de alguns empréstimos, proverão fundo bastante para a expansão, Vigodman não exclui a diluição de alguns dos 73% de propriedade da família Strauss, disse.
“Nós não rejeitamos, necessariamente, a possibilidade de alguma diluição e não necessariamente a oferecemos publicamente”, disse o executivo.
Segund Guil Bashan, analista na “Brokerage & Investments Ltd.”, em Tel Aviv, a expansão para o exterior tem grande potencial. “É um excelente plano, que mostra realmente que a companhia está direcionando recursos para mercados que estão crescendo rapidamente”. Strauss é, agora, a sexta maior compradora de café verde no mundo.
Starbucks, cadeia de cafeterias de Seattle, a maior do mundo, disse em 16 de julho que expandirá para China devido ao grande número de chineses se interessando pelos cafés gourmet. O número de consumidores da classe média chinesa poderá dobrar para 200 milhões em 2020, disse Wag Jinlong, presidente da filial chinesa da Starbucks.
A companhia de alimentos, fundada em 1933, expandiu por meio da venda de chocolates e café quando comprou, há uma década atrás, as indústrias Elite Ltda. A empresa é responsável por 80% do mercado de café israelense.
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Tradução: Centro de Inteligência do Café
(Tradução sem alto rigor técnico)
Fonte: The Jerusalem Post