Isabela Raposeiras – Curitiba é uma das pioneiras no barismo

27 de setembro de 2007 | Sem comentários Barista Consumo
Por: 27/09/2007 15:09:50 - Comunique-se

Barista reconhecida nacional e internacionalmente, a jovem desmistifica os cafés especiais e garante que não se trata de produto exclusivo de elite


Às vésperas de sua chegada a Curitiba, onde vai se apresentar em um talk-show com convidados especiais para a abertura do 4º Campeonato Regional de Baristas, no Shopping Mueller, a barista Isabela Raposeiras (foto anexa) adianta alguns detalhes de sua experiência de mais de sete anos no ramo e analisa o status da capital paranaense no segmento de cafés especiais – para ela, a capital paranaense é uma das pioneiras no País na consolidação barismo. Nacional e até internacionalmente reconhecida por sua habilidade com a profissão, a paulista de 33 anos conta que não foi ela quem escolheu a carreira. “Foi a carreira de investiu em mim”, brinca.
Em 2000, ela cursava a faculdade de Psicologia e, sem recursos suficientes para bancar os custos, interrompeu as aulas para buscar trabalho e remuneração. Foi uma amiga que solicitou sua ajuda no trabalho com o café em um restaurante. Para não fazer feio, Isabela começou a pesquisar sobre o produto e descobriu um universo de novidades que mostraram a ela uma nova profissão. “Tive a sorte de conhecer uma das mais importantes fazendas de café do País, em Alfenas, e isso com certeza influenciou muito em meus conhecimentos”, lembra. A faculdade de Psicologia acabou ficando para depois, mas não foi abandonada. “Pretendo voltar no próximo ano, para concluir outra paixão minha”, garante.
O convite da amiga para trabalhar com cafés despertou em Isabela um talento que ela mesma desconhecia. A partir de então, a carreira decolou. Já em 2002, ela venceu o primeiro Concurso Nacional de Baristas e tornou-se a primeira brasileira a participar do mundial em Oslo, a Noruega. Estudou barismo na Itália, Suíça, Dinamarca e até hoje viaja pelo mundo para aperfeiçoar os conhecimentos de uma profissão que, aos poucos, vai ganhando espaço no Brasil. Em São Paulo, abriu a Academia de Barismo, primeiro centro de estudos de café do País, onde dirige cursos, workshops e trabalha em desenvolvimento de novas técnicas e produtos.
Pioneira
Com toda essa experiência, Isabela Raposeiras faz uma análise crítica de Curitiba que pode animar anda mais pessoas a ingressarem neste universo de sabor e aromas. “Curitiba é uma das pioneiras nesse movimento do barismo, de cafés especiais no Brasil. A cultura da região é mais arraigada e o clima também ajuda a consumir mais café”, explica, acrescentando que o Brasil ainda está caminhando para apreciar o café gelado tanto quanto a popularidade da bebida quente.
E, por acreditar no potencial da região e afirmar que vale a pena investir na área, a barista vai falar, em Curitiba, sobre como reconhecer a qualidade dos cafés especiais, na palestra do coquetel de abertura do concurso regional. “Percebo que existe um desconhecimento muito grande com relação aos cafés especiais, mas ao mesmo tempo, todos são muito abertos a esse tipo de informação. Todos os que conhecem o café especial acabam entendendo as diferenças e tornam-se habituais consumidores da bebida de qualidade”, diz. Segundo ela, não precisa ser conhecedor de café para distinguir a diferença. “Basta ter contato com a bebida, uma experiência que teoria nenhuma é capaz de traduzir”, resume.
Diferentemente do que muitos pensam, Isabela garante que consumir cafés especiais não é privilégio das classes mais altas da sociedade. E também que não é preciso ter amplo conhecimento em técnicas de preparo ou equipamentos especiais. É possível tomar café especial em casa mesmo. “Basta adquirir grãos de qualidade. A partir daí, com as mochas italianas, que muitas pessoas usam em casa, ou mesmo no tradicional coador (e aí incluem-se as cafeteiras elétricas), é possível preparar um bom café especial”, ensina.
Isabela dará mais detalhes nesta sexta-feira (dia 28/9), a partir das 19h30, aos convidados do coquetel de abertura do 4º Campeonato Regional de Baristas, no Piso Cinemas do Shopping Mueller. O evento precede os dois dias de competição dos quais sairão os três vencedores que seguem para a etapa nacional, marcada para ocorrer em dezembro deste ano, em São Paulo.



***Entrevistas com Isabela Raposeiras podem ser agendadas com a assessoria de imprensa do Shopping Mueller, pelo e-mail estela@literallink.com.br, ou pelos telefones 41. 3015 2222, 9932 9208 e 9957 2491.


Serviço:
4º Campeonato Regional de Baristas Etapa Paraná
29/9, a partir das 11 horas, e 30/9, a partir das 14 horas
Shopping Mueller – Piso Cinemas
Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.