A Ipanema Coffees, maior produtora de cafés especiais do mundo, tem nova composição acionária. A Trilux S.A., sócia-fundadora da empresa, fechou parceria com o Grupo Gávea Investimentos e o Grupo Astro-Lambari, que juntos adquiriram o total de participação da Cia. Bozano (ex-sócia).
O controle acionário da empresa fica, assim, sob o comando do novo Conselho de acionistas, composto por representantes dos três grupos. A Trilux S.A. permanece com participação inalterada no capital da Ipanema.
A nova diretoria da empresa é composta agora por seu presidente, Washington Luis Alves Rodrigues, e por dois diretores, Raymond Louis Rebetez e Fernando Luiz Vieira.
A administração da empresa, sua equipe e localidade continuam as mesmas, bem como toda interface administrativa, comercial, financeira e jurídica com o mercado, fornecedores e instituições. Já vínhamos traçando planos para os próximos 10 anos e queremos agora conquistar outros mercados emergentes, como China e Leste Europeu, ampliando ainda mais a nossa receita com vendas que foi de 22 milhões de dólares em 2005, diz Rodrigues.
O executivo acaba de retornar da Europa onde participou da feira de cafés especiais da Speciality Coffee Association of Europe em Berna Suíça e de roadshow para apresentar aos clientes os novos planos da empresa.
A Ipanema tem seus cafés vendidos em mais de 15 países: Inglaterra, Noruega, Japão, Austrália, Holanda, Bélgica, Grécia, França, Dinamarca, Portugal, Suíça, Canadá, EUA, Alemanha, Itália, Espanha e Rússia.
Breve linha do tempo
1969 – Bozano, Simonsen e Gafisa criam o Projeto Ipanema.
1986 – Ipanema completa sua primeira fase de investimento alcançando 3.000 ha em café.
1991 – Ipanema exporta seu café diretamente da fazenda para uma companhia de torrefação na Alemanha.
1995 – Ipanema inaugura sua torrefação e lança o café Fazenda de Minas.
1997 – A Ipanema fecha acordo com a Coca-Cola do Japão e a Mitsubishi Corporation para o lançamento do café em lata pronto para consumo o “Ipanema Blend R11; Signature Georgia”.
1998 – Com um acordo de exclusividade do café bourbon, a Ipanema fecha acordo com a Starbucks, maior rede varejista americana de café do mundo.
2001 – Ipanema é uma das vencedoras do concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence.
2002 – Ipanema é a primeira empresa brasileira certificada segundo o Código de Conduta UTZ KAPEH.
2003 – Ipanema implementa conceito pioneiro em lojas de cafés especiais no Brasil com a marca Cafeera. 2004- Ipanema recebe Prêmio Sustentabilidade internacional, conferido pela Specialty Coffee Association of América.
2004 – Ipanema é certificada pela Rainforest Alliance, tornando a maior fornecedora de cafés certificados do mundo.
2004 – Recorde histórico de produção da Ipanema 153 mil sacas.
2004 – Ipanema é uma das campeãs de crescimento no ranking das empresas que registraram maior elevação de receita líquida em dois anos (2001/2003).
2005 – Ipanema ganha Prêmio Assis Chateuabriand de Responsabilidade Social, concedido pela TV Alterosa e Unifenas.
2005 – Ipanema abre sua quarta loja Cafeera em São Paulo e tem seus cafés especiais vendidos em mais de 50 de pontos de venda da capital.
2006 – Mais de 10 programas sociais são conduzidos pela empresa. Cozinha Comunitária: mais de 3.000 pessoas assistidas mensalmente. Mais de 16.000 litros de leite de soja e 45.000 pães distribuídos todo ano. Mais de 200 crianças envolvidas em aulas de leitura, ecologia, vídeo, música, drama, arte e computação. Mais de 700 crianças atendidas em 7 Creches Municipais.
2006 – Grupo Gávea Investimentos e Grupo Astro/Lambari compram participação do Cia Bozano e junto com Trilux traçam plano estratégico para atuação da Ipanema Coffees no mercado global de cafés especiais.
Para maiores informações:
Luciana Martins Lucas
Tel.: + 55 35 3299-2705
luciana.martins@ipanemacoffees.com.br