Washington Luis Alves Rodrigues, da Ipanema Agrícola, de Alfenas, recebeu o prêmio Destaque Bunge Agricultor Brasileiro, na categoria produtividade de café, durante cerimônia, no começo desta semana (31/08), em São Paulo. Além dele, também foram premiados produtores rurais dos estados de BA, CE, GO, MA, MS, MT, PR, RS, e SP
São Paulo, 03 de setembro de 2009 – Pelo sexto ano consecutivo, a Bunge, que reúne as atividades da Bunge Alimentos e Bunge Fertilizantes, entregou no começo desta semana (31/08), o prêmio Destaque Bunge Agricultor Brasileiro a 15 produtores rurais, nas categorias Sustentabilidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Inovação, Parceria e Produtividade – sendo este último quesito relacionado às áreas de algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, milho, soja e trigo. A premiação ocorreu em São Paulo, logo após o término do fórum sobre os desafios do agronegócio sustentável com especialistas do setor.
Washington Luis Alves Rodrigues, da Ipanema Agrícola, de Alfenas, foi premiado pela categoria produtividade de café. “Este prêmio é um reconhecimento e um grande incentivo para a equipe técnica de agrônomos da Ipanema, bem como para nossos fornecedores parceiros”, reconheceu o agricultor. A produtividade sempre foi um desafio para a Ipanema, empresa especializada na produção de cafés especiais. Com esse foco, seria natural que seu índice de produtividade pudesse ser afetado. Mas não foi o que ocorreu.
Entre outras ações, a empresa desenvolveu uma tecnologia adequada de adubação líquida e aplicou um severo sistema de controle de doenças e pragas, questões de suma importância para a obtenção de um bom resultado. A Ipanema, que acaba de completar 40 anos, iniciou suas atividades no Sul de Minas no ano de 1969, produzindo de início as culturas do café e laranja, sempre com a máxima produtividade e tecnologia. No entanto, as mudanças no mercado mundial de café em 1989, levaram a Ipanema a redesenhar suas atividades.
Boas práticas no campo
Passou a concentrar esforços somente na produção de café, inovou o mercado com o conceito de grãos especiais e foi pioneira na busca da rastreabilidade e certificação internacional de seus produtos. Esse esforço foi recompensado com a exportação de seus produtos, diretamente da fazenda, para mais de 15 países, com clientes de todos os portes, desde a rede mundial como a Starbucks, a pequenos coffee roasters na Coreia, Austrália e Rússia, entre outros.
Para Mario Barbosa, presidente da Bunge Fertilizantes, o prêmio foi criado para distinguir boas práticas no setor o que, felizmente, vêm se disseminando de forma crescente. “Produtividade, sustentabilidade, responsabilidade social, parceria, cuidados com o meio ambiente não são apenas categorias da premiação, são, na realidade, o norte de todo produtor rural que pensa a longo prazo em seu negócio e no país”, ressaltou Barbosa, lembrando que após uma análise criteriosa entre os mais de 60 mil clientes e fornecedores, a Bunge escolheu os 15 exemplos bem sucedidos da aplicação desses critérios.
“O agronegócio é uma atividade que gera milhões de empregos, riquezas e colabora para a grandeza deste país. Foi por meio deste trabalho que o Brasil se transformou nos últimos anos no maior exportador mundial de soja, de carne bovina e de aves, liderança que já tínhamos no café, no açúcar e na celulose de eucalipto”, destacou o presidente da Bunge Alimentos, Sérgio Waldrich, parabenizando todas as pessoas que contribuem para o sucesso do agronegócio nacional, que se dedicam ao cultivo da terra e que independentemente das adversidades – sejam as condições climáticas, as mudanças políticas ou econômicas – acreditam na atividade agrícola.
A Bunge é uma das principais empresas do agronegócio, conquistando a liderança em originação de grãos e processamento de soja e trigo, na produção de fertilizantes e ingredientes para nutrição animal, na fabricação de produtos alimentícios e em serviços portuários. É uma das maiores exportadoras do Brasil (a primeira em agronegócio), contribuindo de maneira substancial para o saldo positivo da balança comercial e para as divisas para a economia nacional. Presente em 16 estados de todas as regiões do País, a Bunge possui hoje cerca de 9 mil colaboradores e mais de 300 unidades, entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias O faturamento bruto da companhia em 2008 atingiu a cifra de R$ 31,7 bilhões.