Investimento em marketing é uma das reivindicações do setor de café

27 de janeiro de 2015 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

 


 


Foi realizada nesta segunda-feira (26) a última reunião com os setores ligados à agropecuária brasileira programada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. Desta vez, ela conversou com representantes dos produtores e das indústrias de café. Os produtores de café verde comemoraram o recorde nas exportações, que em 2014 chegaram a mais de U$ 6 milhões.


Entretanto, para o café com valor agregado, como os cafés especiais e o café solúvel, ainda há algumas dificuldades. Os representantes de indústrias reclamaram da falta de investimento em marketing para que o produto seja reconhecido tanto no exterior, quanto no Brasil. Falta de infraestrutura, alta carga tributária e importação do produto já industrializado também são outras questões que dificultam a concorrência do café brasileiro.


Kátia Abreu afirmou que vai tentar parceria com o Ministério do Turismo para implementar o marketing do café nas Olimpíadas de 2016.


Ela solicitou também que os representantes de café solúvel entreguem ao Mapa um plano de desenvolvimento do produto para verificar a possibilidade de colocá-lo em prática.


A ministra falou ainda que vai reajustar a política de Preços Mínimos, não somente para o café, mas para os demais produtos agrícolas, e que, para isso, deve ser realizado um estudo envolvendo universidades e a Conab. Nos últimos dias, Kátia se reuniu com os setores de grãos, leite, aves e suínos, florestas plantadas e cana-de-açúcar e álcool.

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