Jacarta, 27 – Inundações, chuvas pesadas e deslizamentos de terra na ilha indonésia de Sulawesi, região-chave da Indonésia de plantio de cacau, reduziram os embarques de cacau domésticos e para o exterior em 80% e vão cortar em 10% as metas globais do país de produção de cacau para este ano, informou hoje o secretário-geral da Associação de Cacau da Indonésia, Zulhefi Sikumbang.
Uma queda de 10% na produção, cerca de 45.000 t, poderia causar prejuízos de US$ 5,6 milhões à indústria, segundo Sikumbang. Os embarques domésticos e para exportação foram prejudicados pelos danos à infra-estrutura. “Nesta semana só 20% a 30% das entregas estão sendo feitas porque os caminhões não conseguem transpor as estradas arruinadas”, disse Sikumbang.
No início do ano havia otimismo, seguindo-se à colheita do último ano, o que levou funcionários do governo indonésio a prever que o país poderia se transformar no maior produtor e exportador mundial de cacau em 2009.
As recentes inundações em Sulawesi, entretanto, e uma série de desastres recentes estão levando o governo indonésio a repensar a meta. Condições erráticas de tempo, inundações e o derrame de lama quente de um reservatório de gás em Java Oriental danificaram infra-estrutura e plantações, prejudicando a produção e o transporte. As informações são da Dow Jones.