O coordenador-geral da AGROBRASÍLIA, Ronaldo Triacca, viajou para a Colômbia, em janeiro, para participar do seminário Maloca Académico. Atendendo ao convite do secretário técnico do Ministério da Agricultura e coordenador do evento, Nelson López, Triacca falou sobre a evolução do Cerrado brasileiro, em especial do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), e do potencial agrícola da região e firmou importantes parceiras para a evolução internacional da Feira. O seminário faz parte de uma importante feira anual chamada Malocas 2013, realizada na cidade de Villavicencio, Meta, e reúne os setores agropecuário, agroindustrial, acadêmico, cultural e turístico.
Em palestra com o título “Modelo de desenvolvimento Cooperativo no Cerrado Brasileiro”, Ronaldo Triacca apresentou o porquê da região do PAD-DF ser considerada hoje uma das melhores do mundo para produzir alimentos. A agropecuária desenvolvida no Distrito Federal é responsável pela grande disseminação de tecnologias e está inserida dentro de um contexto do contexto de evolução do Cerrado. O caso da Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (COOPA-DF) é um exemplo claro de sucesso no desenvolvimento e uso de tecnologias.
Na viagem, Triacca ainda firmou alguns compromissos e parcerias para a AGROBRASÍLIA 2013. “Cederemos um espaço na Feira, que servirá de base para eles, para divulgar o Vale de Orinoquia, assim chamada essa região rica da Colômbia, a feira Malocas onde estive, que é um grande evento agropecuário, mas principalmente para conhecerem melhor nossas tecnologias aqui no cerrado”, afirmou. As parcerias envolvem ainda a vinda de técnicos do Ministério da Agricultura, produtores rurais, empresários e o governador do departamento de Meta, na Colômbia. “Provavelmente, também estaremos lá no próximo ano com um estande da AGROBRASÍLIA, divulgando nossa feira e nossa região. Atividades como essa fazem parte de um conjunto de ações, que temos desenvolvido para a internacionalização da Feira”, acrescentou Triacca.
O reconhecimento internacional da AGROBRASÍLIA fica evidente em intercâmbios como este. O PAD-DF e a região têm hoje grande notoriedade e isso se deve à competência dos produtores, às condições de solo e de clima, à proximidade com a capital federal e à AGROBRASÍLIA, que tem sido o maior veículo de divulgação e de valorização da região.
Biodiversidade e tecnologia aliadas para o desenvolvimento
O Cerrado é a segunda maior formação vegetal no Brasil e atualmente é reconhecido como a savana mais rica do mundo pela sua biodiversidade. A paisagem, composta por pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, pode parecer agressiva e por isso, durante muito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país. No entanto, a evolução do bioma, através do desenvolvimento de tecnologias para o setor agropecuário fez com que o Cerrado brasileiro se tornasse uma referência mundial em produtividade.
Serviço:
AGROBRASÍLIA 2013 (Feira de Tecnologias e Negócios) – Entrada franca
Data: 14 a 18 de maio de 2013
Horário: das 9 h às 18 h
Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido
Brasília-Unaí (MG).
Site: www.agrobrasilia.com.br
Facebook: www.facebook.com/Agrobrasilia
Twitter: @agrobrasilia