INSTITUTO LIGHT APRESENTA DIAGNÓSTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO VALE DO CAFÉ

Ações serão mostradas na sede da ACRJ, dia 24 de maio

Responsáveis pela projeção do Brasil no cenário mundial como o maior produtor de café do mundo, durante o século XIX, as Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense produziam o grão que trouxe o dinheiro para a construção de toda a infraestrutura ao país, como ferrovias e iluminação pública no país. Com o fim do Ciclo do café, as cidades da região sofreram com o esvaziamento econômico e social.


Para reverter esse quadro, uma equipe especializada em cultura, história, arquitetura e urbanismo realizou um minucioso trabalho de mapeamento, ações e oportunidades para alavancar o desenvolvimento sustentável e o turismo histórico-cultural na região. O diagnóstico está no projeto \”Ações Estratégicas para a Revitalização do Vale do café\” que será apresentado no próximo dia 24 de maio, às 14hs, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) – Rua da Candelária, nº 9, Auditório do Subsolo.


O trabalho é uma iniciativa do Instituto Light e foi realizado pelo Instituto Preservale, com patrocínio da Lei de Incentivo da Secretaria de Estado de Cultura. O projeto vai permitir que o Vale do Paraíba, que já vem alcançando aumento do fluxo turístico, tenha mecanismos para garantir a sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental.


As cidades estarão preparadas para receber turistas nacionais e estrangeiros que estarão no Estado para a Copa do Mundo 2014 e para as Olimpíadas Rio-2016. \”As lideranças políticas e empresariais da região podem dispor, agora, de um diagnóstico que permite o desenvolvimento da região de forma ordenada e, sobretudo, que preserve as suas características e culturas\”, afirma Oscar Guerra, diretor do Instituto Light, complementando que as cidades do Vale do café fazem parte da área de concessão da companhia de energia. \”Um dos objetivos do Instituto Light é buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento do Rio de Janeiro\”.


A qualidade foi um dos enfoques do diagnóstico. Para atestar as fazendas que apresentam atrativos turísticos, tais como patrimônio histórico, herança étnica, natureza e gastronomia, foi criado o Selo Fazendas Históricas. O selo é resultado das informações contidas em dois projetos: Ações Estratégicas para a Revitalização do Vale do café e \”Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense\” – um levantamento histórico e arquitetônico dos casarões de toda a região.


A preocupação em receber bem o turista e formar anfitriões também foi contemplada com a criação de roteiros histórico-turísticos, voltados para públicos diferenciados. Dessa forma, o visitante que desejar conhecer a região pode contar com um serviço especializado, com guias, estabelecimentos comerciais e fazendas preparadas para receber pessoas que desejam conhecer sobre temas diversos, tais como, por exemplo, roteiros ecológicos, infantis e históricos. \”Os roteiros serão impressos em formato de folhetos, contendo mapa, informações, contatos e sugestão de itinerários\”, complementa Oscar Guerra.


As oportunidades de negócios sustentáveis e de geração de empregos na região também fazem parte do projeto. Será ministrado o curso \”Cuidando de Casas Históricas\”, que mostrará como preservar, gerir, interpretar e comunicar sobre os acervos e espaços de visitação. O seu conteúdo ajudará na implementação de projetos de formação de mão-de-obra adequada para a região. As \”Ações Estratégicas para a Revitalização do Vale do café\” apresentarão também relatórios de apoio com informações para a criação de museus e parques naturais, para recuperação física das fazendas históricas e ações de fortalecimento institucional.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.