09/11/2009« Ir para a lista de matérias
Em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva e coordenação de Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac/Séc, através da Lei Estadudal de Incentivo à Cultura, o Instituto Light lança hoje, dia 9, no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro, o Inventário das Fazendas de Café do Vale do Paraíba Fluminense 2008/2009.
O material é fruto de uma pesquisa, cuja primeira fase foi concluída no ano passado, com 88 fazendas inventariadas, conta, a partir de agora, com a ficha completa de mais 94 propriedades históricas, remanescentes das antigas unidades cafeeiras que povoaram o Vale do Paraíba Fluminense.
O dossiê possui também uma descrição arquitetônica de cada uma das fazendas, através de textos, que contextualizam o passado e o presente, plantas e fotos, localização geográfica e o histórico das famílias a elas associadas. Inclui ainda textos que contextualizam.
Além de seis novos textos, outra novidade nesta segunda etapa, concluída em outubro de 2009, é a produção de três mapas digitais, com a localização das fazendas inventariadas em ambas as fases, em bases cartográficas com linguagens diferenciadas.
Com base neste Inventário será possível a elaboração de programas, planos e projetos específicos para a restauração desse acervo arquitetônico. O resultado deste trabalho permitirá também aos governos em todas as instâncias, pesquisadores, professores, alunos, moradores e aos profissionais de planejamento traçarem planos embasados de desenvolvimento e crescimento desta importante região do estado do Rio de Janeiro, com enorme vocação para o turismo cultural.
Todo o material produzido, das Fichas de Inventário ao Manual de Conservação Preventiva, passando por referências bibliográficas, iconográficas e arquivísticas, está disponível nos sites www.light.com.br/institulolight e www.instututocidadeviva.org.br/inventarios.
VM