Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) registra o inseticida natural da DVA para 11 novas culturas. Desde 2009, produto é utilizado para citros.
A agricultura brasileira já pode contar com uma novidade segura, eficaz e natural aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para as culturas de alface, café, fumo, mamão, morango, tomate e outras frutas, flores e hortaliças. Trata-se do inseticida natural Azamax, agora com registro para frutas, hortaliças e café. O produto da DVA, desde 2009 indicado para citros, também é o único do País com certificação do IBD para agricultura orgânica.
“O registro de Azamax para frutas, hortaliças, café e outras culturas importantes é a comprovação oficial de que o produto é extremamente eficiente contras as pragas ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente.”, ressalta Eugenio Barbosa Neto, gerente de produto da DVA. “Grandes grupos industriais e de varejo já se movimentam para exigir dos seus fornecedores o uso de Azamax, exatamente porque se trata de um insumo natural, que protege os alimentos de pragas indesejáveis e não tem qualquer risco aos consumidores”, complementa Eugenio.
“Azamax é diferente dos demais inseticidas disponíveis porque incorpora uma série de vantagens, como não deixar resíduos nos alimentos. Por isso, não tem período de carência. Trata-se de um insumo indispensável aos produtores preocupados em se adequar aos tempos de cultivo sustentável, com respeito ambiental e foco na qualidade dos alimentos, sem esquecer o resultado econômico”, explica o gerente de produto da DVA.
A qualidade e a segurança de Azamax são comprovadas pela chancela de órgãos oficiais e privados, como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), OMRI (Estados Unidos), IMO (Suíça), BFA (Austrália), Letis e Argencert (Argentina), entre outros.
Ação direta no desenvolvimento dos insetos – Azamax possui vários mecanismos de ação contra os insetos pragas e combate especialmente mosca branca, ácaros, tripes, pulgões e minadoras – são mais de 400 pragas listadas na literatura internacional controladas pelo seu princípio ativo. Azamax atua como regulador de crescimento, impedindo o desenvolvimento dos insetos, age na reprodução, impede a alimentação – que é importante para evitar a transmissão de viroses – e também exerce efeito de repelência sobre as pragas. Além disso, não prejudica os inimigos naturais e é ideal para MIP (Manejo Integrado de Pragas) e MEP (Manejo Ecológico de Pragas), tornando-se uma ferramenta eficaz e segura para auxiliar o agricultor na proteção dos cultivos. [www.dvabrasil.com.br]