fonte: Cepea

Inscrições abertas para o Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) a distância e gratuito

Inscrições abertas para o Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) a distância e gratuito


Estão abertas até o dia 20 de julho o período de pré-inscrição para o Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), modalidade a distância, oferecido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Ibama. O curso é gratuito e tem como objetivo formar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), dando continuidade às ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal).


O Sistema Nacional para o Cadastro Ambiental Rural (Sicar) foi desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf/UFLA), a convite do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.


Treinamento
O curso a distância – CapCar – está sendo elaborado pelo Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA) e pelo Centro de Educação a Distância da UFLA (Cead/UFLA), sob a coordenação dos professores Luis Antônio Coimbra Borges (coordenador de conteúdo) e Ronei Ximenes Martins (coordenador de EAD).


A pré-inscrição deverá ser feita até as 23h59 horas do dia 20/7/2014, no hotsite http://hotsite.mma.gov.br/capcar. São 31 mil vagas, distribuídas em quatro turmas. A primeira oferta do curso (Piloto – 1000 vagas) terá início no dia 12 de agosto de 2014, e será dedicada prioritariamente aos profissionais de órgãos públicos de meio ambiente e extensão rural. Todos os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail, com antecedência mínima de 15 dias, para envio da documentação de efetivação da matrícula.


Para a inscrição, o candidato deverá ter completado o ensino médio; ter mais que 18 anos; ter conhecimentos básicos em informática, incluindo uso das ferramentas de navegação na Internet, edição de textos e ferramentas como o Google Earth; comprometimento e disciplina quanto à execução de tarefas e organização do tempo e dispor de 72 horas a serem dedicadas aos estudos e atividades on-line.


Programação


O curso está preparado para que o cursista tenha autonomia no aprendizado dos conteúdos a serem estudados, contando com textos explicativos, vídeo-aulas, exercícios de fixação e diversos tutoriais autoexplicativos para que o estudante se sinta seguro na execução das atividades. O curso tem duração de 78 horas, com dedicação média de 12 horas semanais.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.