Inscrições abertas para o 3º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais


Já estão abertas as inscrições para o 3º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Incentivar a constante melhoria da qualidade como meio mais eficaz para conquista de mercados, agregar valor ao produto e atender à crescente demanda por produtos diferenciados são os objetivos do concurso.


A inscrição e entrega das amostras podem ser feitas até o dia 18 de agosto de 2006, em qualquer dos escritórios da Emater-MG, em todo o Estado. Os melhores cafés de Minas serão conhecidos no dia 20 de outubro, quando serão anunciados os vencedores, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte. A comissão julgadora vai analisar as características físicas e sensoriais da bebida.


Desde a primeira edição, em 2004, o concurso vem despertando muita atenção dos produtores. Em 2005, foram enviadas 952 amostras. Este ano, segundo o diretor técnico da Emater-MG, Roberval Juarês de Andrade, a previsão é de que o resultado seja ainda melhor. “A expectativa é de receber cerca de duas mil amostras, principalmente em função dos bons preços que o café de qualidade tem apresentado”.


O concurso será realizado em duas etapas: a primeira consiste na pré-seleção das amostras, com divulgação das 15 melhores recebidas para cada modalidade das três categorias: Café Natural; Café Cereja Descascado e Despolpado/desmucilado; e Café Orgânico. Depois, será feita a classificação final, no Pólo de Tecnologia de Qualidade de Café da UFLA, em Lavras (Sul de Minas).


Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores dos municípios do Estado de Minas Gerais, com amostras da espécie Coffea Arábica, produzidas na safra 2006/2007, com lote mínimo de 10 e máximo de 100 sacas, sem ônus para o participantes. Cada cafeicultor poderá participar com apenas uma amostra em cada modalidade das respectivas categorias. A amostra deverá conter 2 quilos de café e deve ser acondicionada nas embalagens padronizadas, distribuídas pela Emater-MG, com o rótulo devidamente preenchido.


Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão como prêmios: máquinas, implementos e insumos ofertados pelos parceiros, por ocasião do encerramento do Concurso. Os 15 primeiros classificados de cada modalidade, nas três categorias, receberão certificado de participação. No dia 11 de outubro, a comissão organizadora realizará um leilão na UFLA com os três primeiros colocados em cada categoria, com lance mínimo de 50% do valor de mercado, no dia do leilão.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.