INPI reconhece a 18ª IG brasileira para café: Vale da Grama (SP)

O Vale está situado a mais de 1.000m de altitude, o que favorece a produção de café arábica de qualidade.

3 de dezembro de 2024 | Sem comentários Mais Café Produção

OINPI publicou, na Revista da Propriedade Industrial (RPI) do dia 03 de dezembro de 2024, o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), para a região do Vale da Grama (SP), como produtor de café. Com esse registro, o Instituto chega a 134 IGs reconhecidas no Brasil, sendo 95 IPs (todas nacionais) e 39 DOs (29 nacionais e 10 estrangeiras).

Conheça a IG

De acordo com os documentos apresentados ao INPI, o nome geográfico Vale da Grama refere-se à região conhecida pela produção de cafés especiais, localizada no município de São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo. O Vale está situado a mais de 1.000m de altitude, o que favorece a produção de café arábica de qualidade.

A área destaca-se ainda por suas condições climáticas favoráveis e solo fértil, que contribuem para o cultivo de grãos de café com características distintas. A fertilidade do solo relaciona-se com sua origem vulcânica, o que confere ao café notas cítricas notadamente presentes.

Outros atributos sensoriais dos cafés do Vale da Grama são: corpo médio alto, finalização prolongada, com notas de caramelo cítricos e alto teor de doçura, devendo a bebida atingir no mínimo 80 pontos na tabela da Specialty Coffee Association (SCA).

Tradição centenária

Historicamente, ao menos desde a segunda metade do século XIX, o clima ameno e o acesso a fontes de águas de qualidade atraíram as primeiras famílias produtoras de café para a região. Nesse período, muitas famílias europeias imigraram para o Brasil, diversas delas tendo como destino a região do Vale da Grama, com o objetivo de cultivar café. A colheita segue predominantemente manual até os dias atuais.

O destaque da produção cafeeira da região é evidenciado pelas participações e premiações em concursos nacionais e internacionais. Em 2021, por exemplo, cafeicultores da região ficaram entre os finalistas do Cup of Excellence. No mesmo ano, os produtores do Vale da Grama se destacaram no 1º Concurso do Terroir da Região Vulcânica, angariando quatro das seis principais premiações do evento. Ainda em 2021, quatro produtores da região foram premiados no 7º Concurso Internacional AVPA-Paris, da Agence pour la Valorisation des Produits Agricoles.

O café do Vale da Grama também marca presença constante em feiras, eventos e encontros, tais como Agrishow, Rio Coffee Nation, Semana Internacional do Café e Coffee Dinner & Summit.

Em 2023, foi inaugurada a Praça Vale da Grama, pela Prefeitura de São Sebastião da Grama, em reconhecimento a essa região produtora de café. Atualmente, pode-se afirmar, de acordo com o processo analisado pelo INPI, que o Vale da Grama é uma das principais regiões de produção de cafés especiais do Brasil, investindo em inovação, qualidade e tecnologia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.