Inmetro lança certificação social

Por: Folha de São Paulo








Em menos de um ano, o Brasil terá empresas com certificação oficial que comprove seu compromisso de responsabilidade social.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) acaba de criar um selo de responsabilidade social, a partir de norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Junto a Suécia, o país será um dos primeiros do mundo a ter certidão oficial que ateste compromisso ambiental e ético. Nos Estados Unidos, por exemplo, o processo de certificação é cumprido por diferentes ONGs, sem caráter nacional ou oficial.

Segundo o presidente do Inmetro, João Jornada, o selo de responsabilidade social será uma contribuição “muito grande” para a cidadania do país. “Nós temos agora uma estrutura mais formal, em que questões como ética, ou respeito ao ser humano e ao meio ambiente, muitas vezes, são colocadas de forma vaga”, afirma Jornada.

A certificação também deve inferir na escolha do consumidor na hora da compra e em processos de licitação, por exemplo. “As empresas que farão processos como os de licitação podem e devem exigir o selo e, justamente com isso, ele vai adquirir mais valor”, diz.

Para se certificar, a empresa interessada precisa fazer a solicitação ao Inmetro. Ela deve atender a uma série de normas que dizem respeito ao meio ambiente, à sociedade, à ética do setor, entre outras questões, que serão verificadas por empresa de auditoria.

Até o fim do ano o Inmetro espera estar pronto para conceder o selo às companhias inscritas. “Quem quiser obter o selo já pode procurar se adequar de acordo com as normas da ABNT dispostas na internet, adequar seu processo todo para mostrar o cumprimento de responsabilidade”, diz Jornada.

Para ele, o selo, entre muitas vantagens, terá o poder de sensibilizar o consumidor. “Se há dois produtos com características e preços semelhantes, o consumidor vai escolher o que tem selo”, diz o presidente do instituto.

“O programa também vai alavancar bastante as exportações a médio prazo”, diz, a medida que o selo representa uma “certificado de confiança” que responde à demanda por responsabilidade social cobrada no exterior.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.