Provas dos cafés finalistas do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo serão 4.ª e 5.ª-feira na Associação Comercial de Santos
As provas dos finalistas do 12.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira, que escolherão o melhor café paulista de 2013, serão realizadas, na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de outubro de 2013, na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 – 3.º andar, no Centro Histórico.
O concurso foi instituído pela Câmara Setorial de Café de São Paulo, em conjunto com a Coordenadoria de Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo. Do concurso, resultará a 11.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que será lançada ao final do ano.
O objetivo do concurso e da edição dos melhores cafés é incentivar a produção de cafés de alta qualidade no Estado de São Paulo, divulgar o conceito “Café de São Paulo” e o café como bebida e como hábito, promovendo o produto entre os consumidores.
As provas de degustação de café serão realizadas por oito jurados de renome nacional:
1) Aloisio Aparecido Lusvaldi Barca, da BM&F Bovespa
2) Clovis Venancio de Jesus, da Brazil Specialty Coffee Association – BSCA
3) Maria Gabriela Nosralla Pariz, do Centro de Preparação de Café / Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo – CPC / Sindicafé
4) Aline de Oliveira Garcia, do Ital – Instituto de Tecnologia de Alimentos
5) Davi Antonio Pinto Teixeira, da Associação Comercial de Santos
6) Cristina Sariva Deolinda, da Stockler Comercial e Exportadora
7) Cleia Regina Junqueira, do Centro de Preparação de Café / Associação Brasileira da Indústria de Café – CPC / Abic
8) Gerson Silva Giomo, do Instituto Agronômico de Campinas – IAC
Para esta etapa do concurso, foram classificados os finalistas dos concursos regionais de qualidade do café.
O concurso estadual premiará três categorias:
Categoria 1 – Cafés arábicas preparados por via seca (cafés naturais).
Categoria 2 – Cafés arábicas preparados por via úmida (cafés cerejas descascados e/ou despolpados).
Categoria 3 – Micro Lote, de café preparado em qualquer forma, proveniente de propriedade com até 15 hectares de área total, considerando todas as culturas existentes no local.
Para 28 de outubro de 2013, está programada a divulgação dos resultados das provas realizadas na Associação Comercial de Santos.
De 29 de outubro a 6 de novembro de 2013, ocorrerá o leilão dos melhores cafés. Os interessados poderão enviar lances para o e-mail: camarasetorial@sindicafesp.com.br
A cerimônia de premiação dos produtores e empresas campeãs de cada categoria está prevista para 12 de novembro de 2013, às 16 horas, quando serão divulgados os vencedores, no Museu do Café de Santos. Na ocasião, serão anunciados os 10 produtores finalistas e as empresas compradoras, que participarão da 11.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo.
A solenidade de lançamento da 11.ª Edição Especial dos Melhores Caés de São Paulo está programada para 17 de novembro de 2013.