INFORMATIVO CONSELHO NACIONAL DO CAFÉ
“Desoneração de encargos e redução de taxas de juros podem fazer parte do PAC”
O Conselho Nacional do Café solicitou à Frente Parlamentar do Café, que promova gestões junto ao Poder Executivo para que dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, lançado pelo Governo Federal, inclua medidas que promovam maior competitividade ao café brasileiro no mercado internacional.
O foco das medidas é a redução de nossos custos comparativos. Um dos pontos centrais é a desoneração dos encargos sociais referentes à folha de pagamento na produção que utiliza intensa mão-de-obra, e que nas condições atuais não tem como competir com os países cujos encargos são infinitamente menores que os praticados pelo Brasil.
Como exemplo podemos citar os países da América Central cujas obrigações sociais vinculadas a folha de pagamento são inferiores aos nossos, e principalmente os asiáticos que além de não ter encargos praticam baixíssimos salários aos trabalhadores.
A nossa produção que vêm sofrendo também com a valorização do real frente ao dólar, necessita ainda de outras medidas compensatórias. O CNC na mesma linha de proporcionar maior competitividade no mercado internacional está solicitando aos responsáveis pela elaboração da política econômica no país a redução das taxas de juros cobradas nos financiamentos, especialmente no Funcafé..
Brasília, 11 de maio de 2007.
SILAS BRASILEIRO
CONSELHO NACIONAL DO CAFÉ
DIRETOR EXECUTIVO