Fabricante de roupas íntimas masculinas, a Mash segue a trilha de indústrias que fizeram escola, como Hering, Marisol e Lupo, além de Faber-Castell, Octavio café e Coca-Cola, que passaram a atuar com loja própria e franqueada no varejo, para engordar seus cofres. O “braço” de varejo já representa até 15% do faturamento de algumas dessas indústrias.
De olho no público de shopping centers, a Mash estuda a abertura de unidades com a marca Mash Store no sistema de franquias ano que vem, diz a diretora da loja, Débora Hara Matalon. Iáa Marisol, da holdingGFV, diz que uma loja multimarcas convertida em sua bandeira obtém impulso médio de 30% no seu faturamento.
COIl). as etiquetas infantis Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, além da One Store, Pakalolo e Rosa Chá, a Marisol tem mais de 200 unidades no varejo, a maioria lojas franqueadas, e prevê este ano investir R$ 30 milhões nesse ramo. Carlos Vitorino, gerente de Operações da One Store, diz que o plano é, nessa marca, a Marisol chegar até 2014 a 500 lojas de bandeiras convertidas entre clientes multimarcas. “Dos 12 mil clientes, nossa meta é converter 500 em One Store, e já temos operações negociadas para 2009”, diz.
Outra fabricante que acelera a operação com franquias é a Lupo. Com 145 lojas, das quais 9 são próprias, Valquírio Cabral Júnior, diretor comercial da rede, afirma que o “braço de varejo representa 15% do faturamento e a expectativa é chegar a 20% este ano”.
DANIELLE FONSECA