AGRONEGÓCIO
22/10/2007
Indústrias pequenas investem no café gourmet
As empresas de torrefação de café de pequeno porte tentam sobreviver no mercado, considerado concentrado por seis grandes grupos -entre eles Sara Lee, Café Santa Clara, Melitta- apostando no crescimento do consumo do gourmet.
O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, diz que o consumo da bebida com maior valor agregado aumenta 15% ao ano, bem acima que os 6% anuais verificados no café convencional. Historicamente, as pequenas empresas – estimadas em cerca 2 mil unidades distribuídas pelo Brasil – operam com ociosidade de 60% da capacidade instalada, enquanto os grandes grupos trabalham com quase 100%. Segundo ele, é por isso que as menores buscam se diferenciar com o gourmet. O segmento responde por 4% do consumo nacional – que deve chegar a 17,3 milhões de sacas (60 quilos) em 2007, 8% mais que as 16,5 milhões em 2006 – e quase a totalidade da produção vem das pequenas.
De acordo com Herszkowicz, as micro e pequenas empresas compram equipamentos menores, embora com alta tecnologia, para a fabricação de café gourmet, com recursos do Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 7)(Viviane Monteiro)