Publicação: 24/05/06
CAFEICULTURA Hoje, o Brasil inteiro comemora o Dia Nacional do Café, bebida consumida por aproximadamente 93% dos brasileiros. A data foi incorporada no calendário no ano passado para celebrar o inicio da colheita brasileira de café. “As cafeterias, os varejistas, os lojistas e as indústrias de todo o País estão realizando eventos para celebrar o Dia do Café”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Guivan Bueno.
A Café do Centro, torrefadora de cafés gourmet que está comemorando 90 anos de atividades, em conjunto com a rede de cafeterias Estação 5 , com 16 pontos-de-vendas nos principais shoppings de São Paulo, está preparando uma ação social para comemorar o dia do café. “Todas as vendas de bebidas e drinques preparados com o café serão revertidas para a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista Mercedes de Andrade Martins (Fada)”, explica o sócio diretor da Café do Centro , Rodrigo Branco Peres. “Todas as pessoas que contribuírem com a ONG Da Mata Brasil será presenteada com uma pulseira produzida com grãos de café”, diz ele. Peres explica que, além de ajudar a instituição , a campanha irá alavancar o consumo de café no País. “Nós estamos esperando a venda de 10 mil xícaras hoje”.
Segundo o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, além da movimentação do setor, o governo do Estado do Espírito Santo irá assinar hoje um decreto de qualidade mínima nas compras dos cafés consumidos em todos os órgãos do estado.
Londres
A campanha nacional de aumento de consumo interno está sendo sugerida a países produtores, pela Organização Internacional do Café (OIC), na 2ª reunião internacional da entidade, que reúne durante esta semana representantes de países produtores de todo o mundo. “O modelo brasileiro vai desde a educação do consumidores finais, com programas como o Programa de Qualidade do Café (PQC), até a informação de pesquisas do Café e Saúde”, diz a Abic.