Torrefações de café da Venezuela apontam desabastecimento
14/07/2009 – Industriais de café da Venezuela advertiram que se não forem tomadas medidas urgentes, será verificada uma situação iminente de crise, com desabastecimento do grão em agosto, setembro e outubro deste ano. “Estamos estimando que o déficit atual de café verde pode estar próximo de 500 mil quintais (383 mil sacas)”, afirmou Nelson Moreno, diretor da Asicaf (Associação Venezuelana da Indústria de Café), assim como também apontou Otto González, diretor da Avic (Associação Venezuelana de Indústrias de Café).
A informação foi transmitida em carta dirigida à vice-presidência da República e aos ministérios relacionados a esse tema. Baseada em dados do Ministério do Agricultura, a indústria sustenta que conta com 342 mil quintais (262,2 mil sacas) em estoques, sendo que se tem um consumo mensal no nível de 139 mil quintais (106,6 mil sacas).
De acordo com os representantes da indústria, os produtores apontam que a safra venezuelana da atual temporada já se encerrou, sendo que a nova produção deverá chegar às indústrias apenas em outubro. “Acreditamos que 70% das pequenas e médias torrefações deverão estar fora do mercado em cerca de 15 dias e não parece haver uma solução imediata para esse problema, já que não houve ainda uma sinalização governamental”, explicaram os industriais.