INDÚSTRIA PAGARÁ MAIS PELO CAFÉ DAS PROPRIEDADES DO CERTIFICA MINAS

SAFRAS (07) – O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Almir José da Silva Filho, assinam amanhã (08), às 10 h, um acordo que estabelece o pagamento, pela indústria, de até 25% a mais sobre o preço de mercado para o café proveniente das propriedades certificadas pelo programa Certifica Minas.

O Certifica Minas é um programa do Governo do Estado criado para atestar as boas práticas agrícolas, seguindo critérios internacionais de produção, com respeito às normas ambientais e trabalhistas.

Minas Gerais já conta com 383 propriedades cafeeiras certificadas, a maioria de pequenos produtores. Até o final deste ano, o Estado deverá somar 800 propriedades aprovadas pelo Certifica Minas.

Os produtores de café cadastrados no Certifica Minas recebem orientações gratuitas da Emater-MG para adequar as propriedades às normas de certificação. São cerca de 90 itens que devem ser obedecidos para obter a aprovação.

No final do processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria nas propriedades para aprovar as fazendas que seguiram corretamente critérios estabelecidos. As informações partem da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. (VA)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.