Indústria de café no Vietnã se torna amarga

As exportações nacionais de café para 2017 devem cair 30% em volume, com receita subindo para US $ 3,35 bilhões, disse Do Ha Nam, vice-presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã recentemente.

10/04/2017 – As exportações nacionais de café para 2017 devem cair 30% em volume, com receita subindo para US $ 3,35 bilhões, disse Do Ha Nam, vice-presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã recentemente.


O Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural estimou, por sua vez, o volume exportado no primeiro trimestre quando comparado com os mesmos três meses do ano passado, para ter caído 5,4% para 449 mil toneladas, com a receita saltando 25,6% para US $ 1 bilhão.


Os preços médios no primeiro trimestre subiram 32% no ano, para US $ 2.262 por tonelada, disse a MARD, acrescentando que a Alemanha e os EUA foram os dois maiores compradores com 17% de participação de mercado e 16%, respectivamente.


A Bélgica (230%), a República da Coreia (79%), os EUA (60%), a Argélia (50%), a Espanha (34%), a Alemanha (29%) e a Bélgica (230%), , O Reino Unido (27%), o Japão (21%) ea Itália (20%).


Em comparação com o final de fevereiro de 2017, o preço do café Robusta no Central Highlands no final de março subiu US $ 0,9-US $ 0,10 (US $ VND2,000-VND2,200) para US $ 2,03- US $ 2,07 (VND 46.000-VND46.900) por quilograma.


Os preços do café em Dak Lak, a maior província de café em grão no país, ficaram em US $ 2,08-US $ 2,11 (VND47,300-VND48,000) por quilograma como estoques permanecem baixos.


De acordo com Nam, os preços do café parecem continuar a aumentar no curto prazo, enquanto os agricultores estão esperando para ver se os preços vão subir ainda mais.


Apesar dos preços mais altos do café, os lucros por hectare permanecem menores do que as outras culturas alternativas, como as árvores frutíferas e a pimenta, resultando em muitos agricultores a abandonarem o negócio do café.


Soluções para impulsionar as exportações de café


A pequena escala de produção e a falta de habilidades sofisticadas dos agricultores impediram que eles se tornassem grandes players no mercado global, disse Nam, notando que a falta de acesso ao crédito os impediu de replantar as últimas variedades e tecnologia mais recente.


Enquanto isso, os produtores coletivamente processaram 10% da produção total de café do ano, mas os produtos de café instantâneo, torrado e moído não alcançaram um volume elevado, uma marca forte ou a reputação de qualidade para competir com as principais marcas globais.


Huynh Quoc Thich, vice-diretor do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Dak Lak, observa que a maioria dos players do segmento de café na província não prestou atenção suficiente à qualidade.


Ele acrescentou que os preços de venda existentes não incentivaram os cafeicultores a produzir café de alta qualidade.


Enquanto isso, ele procura exportações a cair 25-30% este ano. Isso não vai dar a volta até que os playres do segmento colaborem de forma abrangente para promover o reconhecimento da marca, segurança alimentar e aumentar o valor agregado, concluiu.

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