A produção de café da Índia pode cair abaixo da estimativa do governo para a temporada 2009/10 (até setembro), conforme chuvas fora de época nas maiores províncias produtoras causaram a queda dos frutos, afirmou G. V. Krishna Rau, chairman do Conselho de Café do país. “Além da perda de quantidade, há preocupações sobre a qualidade dos grãos de café, especialmente das variedades arábica”, disse a autoridade, sem fornecer uma estimativa precisa. Chuvas afetaram a província de Karnataka, no sul do país, em dezembro durante a colheita de grãos da variedade arábica. O estado responde por cerca de 70% da produção total da Índia.
Em dezembro, o Conselho de Café estimou que a produção indiana em 289.600 toneladas em 2009/10. O país produziu 262.300 toneladas em 2008/09, incluindo 79.500 toneladas da variedade arábica. A projeção final da produção na temporada 2009/10 será divulgada em breve.
Apesar das chuvas fora de época, as exportações de café da Índia em 2010 devem exceder a estimativa provisória do ano passado de 189.399 toneladas, afirmou o chairman, sem fornecer números. “Oscilações na produção global de café de ano a ano…devem continuar sustentando os preços.
Cafeicultores e exportadores indianos teriam a ganhar”, disse Rau. A Índia, terceiro maior produtor de café da Ásia, exporta quase dois terços da produção total para mercados, incluindo Itália, Rússia, B&ea cute;lgica e Alemanha. As exportações indianas em janeiro saltaram 65% na comparação anual, para 15.103 toneladas, mostraram dados do Conselho de Café.