Índia: Lavazza assina acordo com a cadeia Barista e Fresh & Honest Café

23 de março de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 21/03/2007 15:03:35 - Página Rural

Índia – A Lavazza assinou em Mumbai – Índia, contrato de compra com a Sterling Infotech Group, para a aquisição da Barista Coffee Company Limited e da Fresh & Honest café Limited.


A Barista é a segunda cadeia indiana de coffee shop em pontos-de-venda, contando globalmente com 150 pontos, sendo 132 na Índia, com maior concentração na capital, Nova Déli, Mumbai e Bangalore. A aquisição tem o objetivo a expansão que levará à abertura de 400 pontos até 2010, partindo do excelente posicionamento premium e da importância que Barista tem atualmente no mercado indiano.


Concentrada no negócio de distribuição automática (office coffee service), a Fresh & Honest é líder neste setor e no segmento do produto em grãos de alta qualidade. Com uma presença em mais de 22 cidades indianas, a Fresh & Honest café serve em média 300.000 taças de café por dia, o equivalente a 800 toneladas do produto por ano. A sociedade, em grande expansão, possui um estabelecimento de produção no sul do país e tem como clientes as mais prestigiadas cadeias hoteleiras indianas, entre outros.


“A compra faz parte da nossa linha estratégica, que objetiva atingir os mercados de grande desenvolvimento, com grande potencial de crescimento, através de uma política atenta de aquisição e de alianças”, declarou Alberto Lavazza, Vice-presidente e Administrador do Grupo. “Uma política ambiciosa, de alto valor do ponto de vista econômico e da relevância da operação, mas, sobretudo em termos de difusão e desenvolvimento internacional da marca”.


O acordo assinado pela Lavazza, acompanhada por Lazard, coloca o grupo no topo do setor na Índia, reforçando ainda mais a sua posição de player mundial. O investimento global, em termos de aquisição e desenvolvimento comercial das duas sociedades no país, está estimado em cerca de 100 milhões de euros, para os próximos três anos.


“A Índia é um desafio importante para nós e estou orgulhoso que a Lavazza, líder no mercado italiano, seja uma das primeiras sociedades do setor de alimentação a investir neste país, com uma aquisição tão significativa, que nos dá a possibilidade de obter uma posição relevante no consumo nas cafeterias e nos locais de trabalho. São, de fato, duas sociedades com ótima imagem e um posicionamento premium nos relativos mercados. Como sempre, enfrentaremos esta nova aventura guiados pelos valores que distinguem o negócio Lavazza há quatro gerações: ou seja o conhecimento das necessidades dos consumidores e uma apaixonada atenção ao produto. Valores que nos acompanham há mais de 110 anos de experiência neste setor”, acrescentou Alberto Lavazza.


A Índia representa atualmente um mercado muito interessante para o café, mas não é o único a ser estudado pela Lavazza, que hoje está pronta para se aproximar a outros mercados emergentes.


Lavazza é uma das mais importantes produtoras de café no mundo, líder na Itália, com um percentual de 48% (em valor, fonte Nielsen), no mercado retail (varejista) e está presente em mais de 80 países, presidindo os negócios Home (Retail e Venda direta ao Consumidor) e Away from Home (Food Service, Distribuição Automática e Coffee Shop). Em 2006, o faturamento consolidado alcançou 930 milhões de euros. O grupo emprega mais de 2.000 funcionários em todo o mundo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.