Índia e Malauí assinaram o AIC 2007
Segundo informações da Organização Internacional do Café (OIC), o Alto Comissário da Índia, Sua Excelência o Senhor Shiv Shankar Mukherjee e o Alto Comissário do Malauí, Sua Excelência o Doutor Francis Moto assinaram o Acordo Internacional do Café 2007, hoje (28/08), na sede da Organização, em Londres.
A Índia é o 6º maior produtor mundial de café, com produção de 4,7 milhões de sacas de 60 kg na última safra, conforme a estimativa da USDA (United States Department of Agriculture). O país é um tradicional produtor de café arábica. Mas, nos últimos anos, a produção do robusta vem ultrapassando a do arábica.
Malauí produz e exporta café arábica, considerado de qualidade, e similar ao produzido no Quênia. Segundo a estimativa da USDA, na última safra a produção foi de 25 mil sacas.
Os países que também já subscreveram foram: Timor Leste, Tanzânia, Gabão, Nigéria, Costa do Marfim, Ruanda, Gana, Guiné, Panamá, Honduras, El Salvador, Indonésia, Costa Rica, Brasil, Iêmen, Colômbia, Angola, República Centro Africana, Suíça, Togo, Camarões, Comissão Européia, Quênia e Libéria.
Em setembro do ano passado, o Acordo foi discutido entre 77 países membros da OIC, e terá vigência de 10 anos, tendo a possibilidade de renovação por mais oito anos. Os principais objetivos do novo Acordo, que deverá entrar em vigor a partir do dia 1º de outubro de 2008, são: fortalecer a OIC como fórum de consultas intergovernamentais, promover o comércio internacional e difundir informações estatísticas do parque mundial cafeeiro.
Uma mudança ocorrida em relação ao antigo Acordo foi o fim da Junta Executiva, buscando dar mais agilidade às decisões, evitando a duplicidade de discussões.
Café e Mercado