O Governo da Índia aprovou a assinatura e a ratificação do Acordo Internacional do Café 2007, que visa fortalecer a cooperação global no comércio de café. O Acordo é um pacto da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecendo a Organização Internacional de Café, designado a ajudar a estabilizar os preços do café globalmente.
“A Índia tem um interesse significante em exportar café e será imensamente beneficiada por ser membro do Acordo Internacional do Café”, disse o ministro do Estado, Prithvi Raj Chavan. O Acordo Internacional do Café 2007 substituirá o acordo de 2001, que expira em 30 de setembro de 2008.
Um total de 50 países são convidados a assinar o acordo, à medida que reconhecem a importância excepcional do café em suas economias. A Índia produz somente 4% do café mundial, mas exporta de 70 a 80% de sua produção. Durante os primeiros cinco meses de 2008, as exportações de café da Índia aumentaram 3,6%. Seus principais mercados são Itália, Alemanha e Rússia. A reportagem é do The Economic Times.