Segundo dados da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na
Agricultura), o café está entre os cinco produtos que mais gera emprego no
Brasil, só perdendo para os grãos e a cana.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o
Brasil é o maior exportador de café do mundo, não tendo necessidade de importar
o produto. Acompanhe, na tabela abaixo, os valores da exportação brasileira de
café verde e café solúvel em 2005:
Mês/Ano |
Canillon |
Arábica |
Torrado |
Verde |
Solúvel |
Total |
Jan./05 |
871 |
180.480 |
747 |
182.098 |
24.502 |
206.600 |
Fev./05 |
1.758 |
148.885 |
716 |
151.359 |
24.943 |
176.302 |
Mar./05 |
2.670 |
267.908 |
959 |
271.537 |
31.274 |
302.811 |
Abr./05 |
2.627 |
208.624 |
626 |
211.877 |
27.489 |
239.366 |
Mai./05 |
6.052 |
217.696 |
1.552 |
225.299 |
36.745 |
262.044 |
Jun./05 |
10.969 |
196.527 |
858 |
208.354 |
28.264 |
236.618 |
Jul./05 |
14.101 |
173.808 |
1.287 |
189.196 |
34.378 |
223.574 |
* Receita Cambial:
(em US$ 1000).
* Fonte: Conselho dos Exportadores de Café Verde do Brasil –
CECAFÉ
Produzir café não é suficiente. É preciso obter a máxima qualidade e as
indústrias de torrefação e moagem são as responsáveis pelo processamento da
matéria-prima para colocá-lo à disposição do consumidor em forma do produto
final. A qualidade do café é analisada por padrões estabelecidos de acordo com a
presença de impurezas, tamanho e cor dos grãos e características como aroma e
sabor. A qualificação do café, no Brasil, é feita de acordo com a classificação
por tipo ou quantidade de defeitos, características de qualidade do produto e
pelo tipo de bebida que ele apresenta.
Observando esse contexto, fica claro que a função das torrefadoras não é
apenas torrar e moer, mas proporcionar qualidade, oferecer preços acessíveis e
elaborar estratégias de marketing.
Para que todas essas etapas sejam cumpridas com sucesso, é preciso que o
empresário que atua no ramo tenha conhecimento de assuntos fundamentais, como
produção e beneficiamento do café, classificação do café, comercialização e
definição do blend do café, composição e funcionamento de uma
torrefadora, questões de mercado e custos de implantação de uma indústria de
torrefação e moagem.
O café
O café é chamado de cultura perene, pois de uma mesma lavoura obtém-se mais de
uma colheita por ciclo. A principal espécie cultivada no Brasil é o Coffea
arábica .
De acordo com a classificação botânica, as cultivares do cafeeiro pertencem a
duas espécies:
Entre a maturação e a comercialização, os processos pelo qual passa o café
são a colheita e o beneficiamento. A maneira como essas etapas são realizadas
influem na qualidade final do produto.
A tendência das lavouras é a mecanização. Com o café não é diferente, porém
segundo especialistas, as máquinas de colheita do café – tanto de grande como de
pequeno porte – ainda precisam ser aprimoradas para amenizar os impactos da
colheita mecanizada nos cafeeiros (com os secadores também não é diferente).
Existem diversos tipos de máquinas designadas para operações específicas ou
conjugadas.
Comercialização do café
O preço do café varia de acordo com a sua classificação – sendo que as que
mais influenciam na comercialização são quanto ao número de defeitos e quanto ao
tipo da bebida. Por isso, para a indústria, o café será comercializado com base
no preço médio por saca e no porcentual de impurezas presente. Como o café
torrado e moído é obtido por meio de uma mistura chamada blend , na
qual se usa frutos de preços diferenciados, é importante saber o preço médio por
saca. Para a certificação da qualidade do produto, a torrefadora deve entrar em
contato com o produtor ou com o armazém distribuidor solicitando o envio de
amostras e preço de cada tipo de café pretendido. No momento da entrega, a
torrefadora deve se certificar se a mercadoria recebida é a mesma que foi
comprada e, para isso, é necessário coletar outras amostras para análise.
O recebimento e o armazenamento devem acontecer de acordo com o quadro
abaixo:
Atividade | Como Fazer | Cuidado |
Preparo do local para o recebimento | Reservar local com piso liso em área determinada para o recebimento. |
Limpo, seco, sem resíduos de combustível, óleo, graxa ou outro produto gorduroso ou aromático. |
Pesagem | Conferir o lacre (se houver e houver e exigir o ticket com o peso do balanção). |
Se o lacre estiver violado chame o gerente para avaliar e decidir o que fazer. Comunique ao fornecedor e a fiscalização. |
Pesar o caminhão na entrada usando balança de precisão ou toda a carga de 4 em 4 sacos ou de acordo com a capacidade da balança. Anotar na ficha de recebimento. |
É possível ocorrer quebra de peso de 0,5 por saco, devido ao | |
Retirar o lacre e a lona do caminhão. | Esticar a lona no chão limpo. | |
Recolhimento de amostras | Retirar amostras com furador apropriado. | O furador deve estar limpo e higienizado, assim como o recipiente. Deve também estar identificado. |
Classificação prévia | Classificar o café e emitir laudo de análise: origem, aspecto, |
Se as amostras estiverem fora do tipo especificado para |
Descarregamento | Emitir etiquetas ou placas para identificação do café. Descarregar. |
Esticar a lona no chão para não contaminar o café com as bactérias do piso. Catar o café que caiu sobre a lona e colocá-lo em um saco a parte. |
Pesagem final | Pesar o caminhão na saída (balança de precisão). Anotar na ficha de recebimento de matéria-prima. |
|
Preparo do local para o armazenamento | Reservar área com espaço suficiente e com piso liso no armazém. |
Local limpo, seco, sem resíduos de combustível, óleo, graxa ou outro produto gorduroso ou aromático. Boa ventilação, boa claridade, avaliar a existência de telhas quebradas e desencaixadas ou com fendas (possíveis goteiras). |
Ordenação e arrumação das sacas | Ordenar e arrumar as sacas do café na medida em que for novo (que está chegando) deve ser feita em uma nova pilha. |
Ordenar de forma que a identificação esteja a vista e que possa Os estrados ou pallets devem ter altura máxima de 10 cm. Manter distância suficiente entre as pilhas de modo que facilite com 60 cm de distância umas das outras. |
Classificação de todas as sacas | Após analisar e classificar todas as sacas, anotar na placa o lote por tipo e bebida e número da Nota Fiscal. |
Se for necessário, remaneje os estrados ou pallets de forma que as pilhas sejam mantidas por tipo de café. |
Estrutura e funcionamento de uma torrefadora
Uma torrefadora de café deve ser instalada em local arejado, com o ar limpo e
seco para não comprometer a qualidade do produto final. Além disso, deve possuir
uma estrutura básica que contenha:
Estrutura de higiene e segurança
Como é uma empresa produtora de alimentos, uma torrefadora de café deve
primar pela higiene para não se ter problema com o consumidor e com os órgãos de
vigilância. Para isso, é preciso que se tomem alguns cuidados como os
explicitados no quadro abaixo:
Processo de produção |
Os funcionários devem usar uniformes apropriados e bem limpos. |
Implantar medidas de controle de saúde dos funcionários |
Realizar exames médicos periódicos para evitar eventuais |
Obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção |
Os funcionários devem sempre usar equipamentos como luvas, |
Manter vigilância na vestimenta do funcionário |
Os funcionários não devem usar adornos, unhas e cílios postiços |
Em caso de funcionários que usam óculos, lentes de contato, |
Ter cuidados especiais para que esses objetos não caiam dentro |
Cabelos, barba e bigode |
Devem ser protegidos por chapéus e máscaras. |
Mercado
Para o sucesso de uma torrefadora é preciso também que o empresário conheça o
funcionamento do mercado de café, as estratégias comerciais do setor e o
processo geral. Acompanhe os tópicos seguintes.
Marketing
Quando se fala de marketing não estamos falando de apenas uma única solução
perfeita, pois essas estratégias não são um pacote fechado de idéias. Para se
fazer uma campanha de marketing é preciso que a empresa pesquise sobre o seu
público alvo, pois é preciso que se tenha o perfil dele para que o processo seja
concluído com sucesso.
Existem, porém, alguns critérios que podem nortear o empresário. Em primeiro
lugar, é preciso que se crie uma identidade para a empresa. Imagine a sua
empresa como uma pessoa e acople a ela as características gerais. Isso vai
influenciar desde a localização até o nome da sua empresa.
Existem quatro tipos de posicionamento das empresas dentro do mercado:
É possível dizer que o marketing engloba ações que visam quatro pontos
básicos, que são chamados de 4Ps.
Esses quatro pontos são importantes para as decisões de marketing a serem
tomadas pela empresa, pois, assim, você analisa quatro pontos fundamentais para
o sucesso da empresa e consegue agir de forma a diferenciar seu produto.
Legalização e Custos
Para montar uma torrefadora de café é necessário obter informações referentes
aos processos legais e os custos de implantação do empreendimento.
O primeiro passo é definir o local onde a indústria deverá funcionar e em
seguida contratar os serviços de um contador. Após isso, é preciso tirar um
registro da empresa na prefeitura da cidade onde ela vai funcionar (o registro
deve ser tirado na Junta Comercial e no Ministério da Agricultura como
prestadora de serviço na área de torrefação e moagem de café). Com o CNPJ em
mãos, o passo seguinte é a contratação de um responsável técnico, que será o
responsável pela empresa junto aos órgãos de fiscalização.
Para definir os custos, vamos tomar como exemplo uma empresa com capacidade
de comercializar quatro mil quilos de café torrado e moído por mês. Para ficar
isento das variações monetárias, trabalharemos com a moeda fictícia “Um”.
A primeira etapa é estimar os investimentos fixos como está na tabela abaixo:
Equipamentos |
Custo (UM$) |
Mobiliário |
1.000,00 |
Equipamentos e utensílios |
15.000,00 |
Automóvel usado |
10.000,00 |
Instalações prediais |
15.000,00 |
Total |
41.000,00 |
A segunda etapa são as despesas médias mensais.
Serviço |
Custo (UM$) |
Remuneração do proprietário |
1.000,00 |
Remuneração do responsável técnico |
400,00 |
Salário e encargos de três funcionários |
1.600,00 |
Conta de luz, água e telefone |
800,00 |
Depreciação dos investimentos fixos (1%ao mês) |
410,00 |
Honorário do contador |
300,00 |
Manutenção do veículo |
350,00 |
Outras despesas |
300,00 |
Total |
5.160,00 |
A terceira etapa é uma estimativa mensal das despesas médias variáveis
mensais. O Simples e o ISS da tabela abaixo foram calculados como sendo 8% de
faturamento médio bruto mensal de UM$24.000,00.
Despesas |
Custo UM$ |
Compra de 90 sacas de café cru |
15.300,00 |
Simples e ISS |
1.920,00 |
Total |
17.220,00 |
A quarta etapa é o calculo das despesas mensais, envolvendo os valores fixos
e variáveis.
Despesas mensais |
Custos (UM$) |
Fixas |
5.160,00 |
Variáveis |
17.220,00 |
Total |
22.380,00 |
Portanto o valor total para se abrir uma torrefadora de café é a soma dos
investimentos fixos acrescidos (tabela 1) de um valor para capital de giro
(nesse caso, considere o valor mensal total na tabela 4).
Custos de implantação |
Custo (Unt) |
Investimento fixo |
41.000,00 |
Despesas mensais (fixas + variáveis) |
22.380,00 |
Total mensal |
85.760,00 |