Incaper reúne produtores de café em Iúna

Iúna/ES – O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, nesta sexta-feira (15), o Encontro de Cafeicultores de Iúna. O evento, que tem o objetivo de difundir o Programa ‘Renovar Arábica’, lançado em 2008, acontece no ginásio poliesportivo, no Bairro Quilombo, a partir das 8 horas.


Para o evento, que será focado no pequeno produtor rural, são esperadas mais de duas mil pessoas, incluindo técnicos, produtores, familiares e meeiros. De acordo com o engenheiro do Incaper, em Iúna, Onofre Rodrigues, o encontro tem o objetivo de difundir o programa ‘Renovar Arábica’ levando informações técnicas aos agricultores para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.


“Uma das palestras será sobre segurança alimentar, que significa produzir café intercalado com a produção de alimentos para a subsistência das famílias, sem diminuir a produtividade do arábica. Outra palestra será sobre as experiências de irrigação do café arábica no Sul de Minas Gerais, uma região muito parecida com a Região do Caparaó”, destaca o extensionista. Segundo Onofre, não existe lavoura irrigada na região de Iúna.


O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, afirma que as tecnologias do Instituto, previstas no Renovar Arábica, vão impulsionar o desenvolvimento da atividade cafeeira. “Com a implementação do programa vamos aumentar a produtividade e a qualidade de café. Estamos contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos municípios produtores”, destaca Evair.


No evento também será apresentado um programa de financiamento para a renovação das lavouras de café arábica. Esse financiamento será feito pelo Banestes, Banco do Brasil e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e tem um prazo de seis anos para ser quitado.


Onofre Rodrigues também enfatiza o momento oportuno para os cafeicultores investirem na produção. “É importante aproveitar que o preço do café está baixo para investir em na lavoura e estar preparado para o momento da alta do valor da saca. É melhor estar preparado para uma oportunidade e não tê-la, do que ter uma oportunidade sem estar preparado”, diz o engenheiro agrônomo.


Distante 184 quilômetros de Vitória, no sentido de Minas Gerais, em Iúna a cultura do café arábica está presente em duas mil propriedades e ocupa cerca de 17 mil hectares. Em 2008, foram produzidas cerca de 400 mil sacas de café. Para 2009, a produção esperada é de 250 mil sacas.


O Encontro de Cafeicultores é uma realização do Incaper, da Seag e da Prefeitura Municipal de Iúna. Também estarão presentes no evento autoridades da Região do Caparaó, técnicos do Incaper, representantes das secretarias municipais de Agricultura da região, das cooperativas e também, da iniciativa privada.


Segundo o secretário da Agricultura, Ricardo Santos, “o Governo do Estado, por meio da Seag, está investindo junto com nossos parceiros, em pesquisa e assistência técnica para aumentar a qualidade e a produtividade do café arábica”, afirma.


O Programa Renovar Arábica
O programa será implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar, que envolvem, em média, 53 mil famílias.


Entre as principais metas, que deverão ser cumpridas em um prazo de 15 anos, está a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas. Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba: dobrar a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentar a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem aumentar a área plantada.


O Programa Renovar Arábica está inserido no Programa Estadual de Cafeicultura Sustentável, o qual está sendo elaborado com base no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag 2007 – 2025), e recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do café (CBP&D café), da GTZ, entre outros.


Cafeicultura de arábica no Estado
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil e o primeiro de Conilon (7,5 milhões de sacas). A produção capixaba de café representa mais de 25% do total nacional. Se focar a produção de arábica, o Estado fica em 4º lugar no ranking nacional, atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, respondendo por 8% da produção nacional de arábica.


A cafeicultura é responsável por 43,6% do Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária do Espírito Santo. Já o arábica representa 9,3% do VBP capixaba.


A cafeicultura de arábica é uma das principais atividades das regiões Serrana e do Caparaó, responsáveis por aproximadamente 74% da produção estadual. A atividade está presente em uma média de 20 mil propriedades, oferecendo trabalho a 53 mil famílias e gerando 150 mil empregos diretos. Mais de 75% dos produtores que cultivam esse café são de base familiar, com área de plantio estimada em 4,8 hectares, em altitudes de 400 a 1.200m.


Novo Pedeag
Promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor cafeeiro é uma das metas do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag). As principais estratégias do Novo Pedeag são: elevar a produtividade ampliando sua base genética, promover assistência técnica aos produtores, estimular o associativismo para alcançar ganhos em valor e escala no âmbito da cadeia produtiva.


Programação:8 horas – Recepção


9 horas – Abertura solene


10h30 – Palestra: Irrigação na cultura do café arábica
André Luiz Teixeira Fernandes – Engenheiro agrônomo
Moderador: Maria Amélia Gava Ferrão – Engenheira agrônoma


12 horas – Almoço


13h30 – Palestra: Renovar Arábica – Cafeicultura e Segurança Alimentar
José Onofre Pereira – Engenheiro agrônomo do Incaper
Moderador: Aldo Luiz Mauri – Engenheiro Agrônomo


15 horas – Palestra: Licenciamento Ambiental
Frederico Lopes Rapouso – Engenheiro Agrônomo
Moderador: Rogério Alvarez Santos – Engenheiro Agrônomo


15h40 – Encerramento e sorteio de brindes



Serviço:
Evento: Encontro de Cafeicultores de Iúna
Data: 15 de maio
Horário: 8 horas
Local: Ginásio poliesportivo – Bairro Quilombo, Iúna

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.