Incaper reitera queda até 22,9% na produção cafeeira capixaba em 2015

Produção de café no Espírito Santo sofreu uma redução de 22,9%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

11 de janeiro de 2016 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Café Point

O último Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba, divulgado nesta quarta-feira (6/1) pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), reitera a queda na produção agropecuária do Estado do Espírito Santo em 2015. Segundo o documento, a cafeicultura, que responde por 37,6% do Valor Bruto da Produção Agropecuária Capixaba (VBPA), é um dos setores mais impactados. Do total do VBPA que o café representa no Estado, a espécie conilon corresponde a 27,4% e a arábica a 10,2%.

A produção de café no Espírito Santo sofreu uma redução de 22,9%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a área colhida sofreu redução de apenas 0,2%, apontou o Incaper, que reiterou que a estimativa de queda na produção cafeeira no Estado vem se confirmando. A queda reflete, entre outros fatores, os efeitos da estiagem que se prolongou durante o ano passado. A expectativa do Instituto Capixaba é de que a queda na produção agrícola no Espírito Santo se confirme também para o começo de 2016.

O Incaper também cita os dados do terceiro levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que indicam uma queda de 19% na produção de café em comparação com 2014 (Tabela 1). Já os dados levantados pelo IBGE em outubro apontam uma queda de 22,9% (Tabela 2).




Ainda segundo o Incaper, os preços recebidos por produtores de Café Conilon T7 terminou o mês de novembro com R$ 355,72. Já os cafeicultores que comercializam Arábica T7 Bebida Rio, tiveram ganhos médios de R$ 327,13 no mesmo mês.

Confira os preços médios ao longo do ano de 2015 para cada um dos cafés:



O levantamento foi feito entre os meses de setembro e outubro indica queda na produção agrícola capixaba para o ano de 2015. A projeção é feita a cada dois meses e a equipe do Incaper já está trabalhando na compilação dos dados do último levantamento para consolidar as informações referentes ao ano de 2015. A análise deve ser publicada na próxima edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.