Doze produtores de café participaram do curso de classificação e degustação realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na terça-feira (15) e quarta-feira (16), no Centro de Agronegócios, no município de M
Sexta, 18 Março 2016 Doze produtores de café participaram do curso de classificação e degustação realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na terça-feira (15) e quarta-feira (16), no Centro de Agronegócios, no município de Marechal Floriano, região serrana do Espírito Santo.
Além da classificação e degustação, foram apresentadas técnicas e práticas que auxiliam para o sucesso na obtenção de cafés especiais, ou seja, àqueles com notas que superam 85 pontos. O curso foi ministrado pelos técnicos do Incaper do município de Brejetuba, Fabiano Tristão Alexandre e Douglas Gonzaga de Sousa, e também contou com a parceria da Prefeitura.
O município de Marechal Floriano é destaque quando o assunto é produção de cafés especiais. Nos últimos anos, vários produtores descendentes de alemães e de italianos, que trabalham na cultura do café há mais de 100 anos, se destacaram nos concursos locais, estaduais e nacionais. Além dos tratos culturais adequados na lavoura durante o ano, os cuidados na colheita e pós-colheita são indispensáveis para a obtenção do sucesso.
No caso do município de Marechal, a produção destes cafés especiais ocorre em altitudes que variam entre 700 a 1100 metros, e o clima favorece a produção.
“Nós, da equipe do escritório local do Incaper estamos sempre atentos para demandas das associações dos produtores que buscam melhorias para que os produtores alcancem a produtividade e principalmente a qualidade dos seus produtos com aumento da renda” disse o chefe do escritório do Incaper em Marechal Floriano, Cesar Abel Krohling.