Incaper entrega licença ambiental p/ unidades de beneficiamento

Para que a produção cafeeira do Espírito Santo se desenvolva de forma cada vez mais sustentável, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza nesta terça-feira (19), a entrega de licenças ambientais das Unidades de Beneficiamento de Café, em Alfredo Chaves. A solenidade de entrega do documento para os 30 produtores rurais acontece no Salão Comunitário de São Martinho, a partir das 16 horas.
 
O evento, realizado em parceria com a prefeitura municipal, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Associação dos Produtores Rurais de São Martinho (Aspromar), conta com a presença do secretário de Agricultura, Enio Bergoli e do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo e autoridades locais. Além da entrega simbólica das licenças ambientais, será apresentado o projeto de regularização ambiental.
 
As unidades de beneficiamento consistem nas máquinas de secador, pilagem e despolpador de café. O município de Alfredo Chaves possui uma infraestrutura com 57 secadores e 19 máquinas de beneficiamento.
 
Segundo o extensionista do Incaper, Alciro Nazarino, o Incaper, o Idaf, a Prefeitura e a Aspromar estão trabalhando em conjunto com os produtores rurais da região na regularização das Unidades de Beneficiamento de Café. “As entidades estão mobilizando os produtores e realizam o recolhimento da documentação necessária para receber a licença ambiental, além de promoverem palestras e seminários para sensibilizar o agricultor da importância do licenciamento”, afirma.
 
O Incaper também faz o acompanhamento técnico para promover junto aos produtores a sustentabilidade da propriedade, por meio de visitas para orientar sobre a legislação ambiental vigente.
 
O município de Alfredo Chaves se destaca por sua produção agropecuária sendo a cafeicultura, depois da olericultura, a atividade de maior importância econômica envolvendo uma área de 4.500 hectares e produzindo cerca de 96 mil sacas por ano e ainda ser responsável pela maioria da geração de renda e emprego dos agricultores.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.