Incaper capacita jovens agricultores de Apiacá sobre tecnologias para aumentar produtividade do café

10 de novembro de 2009 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção

Incaper capacita jovens agricultores de Apiacá sobre tecnologias para aumentar produtividade do café
(10/11/2009 18:09)


Jovens agricultores terão a oportunidade de conhecer na prática os métodos utilizados na lavoura de café.


Com objetivo de instruir jovens agricultores sobre formas adequadas de produção de café e aumentar a produtividade do produto nas propriedades de Apiacá, o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), orgão vinculado a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a prefeitura de Apiacá e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), na comunidade Batatal, um curso sobre condução de lavouras, conservação de meio ambiente e controle de pragas e doenças. A programação faz parte do Programa Renovar Arábica.


No curso, o instrutor do Senar, José Carlos Ferrão, vai instruir os 18 agricultores participantes sobre os métodos utilizados para melhorar as lavouras de café na região. No primeiro dia, será tratado sobre Condução de lavoura; e, no segundo, os agricultores terão a oportunidade de conhecer na prática como deve ser realizada a conservação de meio ambiente, o controle de pragas e doenças nas plantações, o modo adequado da poda, entre outras tecnologias.


De acordo com o extensionista do Incaper, Jarbas Borges, durante o curso, os jovens agricultores que estão ingressando no mercado de trabalho de plantio de café receberão instruções sobre o manejo, com o intuito de mostrar a melhor forma de produção. Além disso, relatou que: “A produtividade média de café em Apiacá é de 14 sacas de café por hectare, pretendemos aumentar esse número para 20 sacas, de modo que, durante o curso, mostramos que esse dado pode se tornar real na região, pois já existem agricultores que produzem 25 sacas de café por hectare na região”, afirma Jarbas.


O curso faz parte do Programa Renovar Arábica, implantado nas regiões produtoras de arábica no Estado, e tem como objetivo melhorar a qualidade do produto e oferecer maior sustentabilidade da atividade. Mais informações do curso pelo telefone: (28) 3557 1861.


As informações partem da Assessoria de Comunicação do Incaper.



Café e Mercado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.