Incaper apóia o maior concurso de qualidade de café arábica do Espírito Santo

28 de novembro de 2008 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: Café e Mercado

Incaper apóia o maior concurso de qualidade de café arábica do Espírito Santo
(28/11/2008 08:46)
O maior concurso de qualidade do café arábica do Espírito Santo, terá o resultado anunciado neste sábado (29/11), com a cerimônia de premiação em Venda Nova do Imigrante. Com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o concurso leva em conta, além da qualidade, critérios sócio-ambientais para definição do vencedor.


Ao todo, serão mais de R$ 250 mil em premiações para os 30 melhores colocados, de um total de 445 amostras, de 17 municípios da Região Serrana do Estado.


Auditores da Cooperativa dos Produtores das Montanhas Capixabas (Pronova), organizadora do evento, acompanhados por técnicos do Incaper, fizeram visitas às 50 propriedades finalistas para avaliar se os produtores seguem os critérios de respeito ao homem e ao meio ambiente, como a gestão correta de resíduos provenientes de fertilizantes e a saúde e segurança do trabalhador.


A nota atribuída a cada propriedade é inserida no somatório final para definição do melhor café do Estado. Ou seja, não adianta produzir com qualidade se não estiver dentro das normas ambientais. De acordo com a técnica da Pronova, Jackeline Uliana, esta é a oitava edição do concurso, mas a questão sócio-ambiental só começou a ser considerada no ano passado. Segundo ela, as notas das propriedades foram satisfatórias, o que comprova que os agricultores do Espírito Santo têm seguido as normas ambientais. “Além disso, pôde-se notar uma melhora do ano passado para cá”, afirma.


O extensionista do Incaper de Venda Nova do Imigrante, Edmar Celim, afirma que o resultado positivo pode ser atribuído à constante assistência técnica do Instituto aos agricultores capixabas, em relação à adequação ambiental das propriedades e às boas práticas no manejo produtivo.


Além disso, os técnicos do Incaper conhecem grande parte das propriedades do Estado, já que existem escritórios do Instituto em todos os municípios do Espírito Santo. “Dessa forma, a presença desse profissional no acompanhamento das visitas às propriedades rurais foi de extrema importância, de forma a construir a ponte entre produtores e técnicos de fora”, conclui Celim.


O concurso


O Prêmio Cafuso/UCC das Montanhas do Espírito Santo é uma realização da Real Café, Ueschima Coffe Company (UCC), Sebrae, Bandes e Prefeitura de Venda Nova, com coordenação da Pronova e apoio do Incaper.


A cerimônia de premiação acontece neste sábado (29), às 17 horas, no Clube Recreativo de Venda Nova do Imigrante. Degustadores profissionais farão a avaliação da qualidade dos cafés concorrentes e, esta avaliação sensorial, somada à avaliação sócio-ambiental das propriedades, revelará os vencedores do concurso.


Os trinta primeiros colocados serão premiados, e o grande vencedor receberá uma quantia de R$ 20 mil.


As informações partem da Assessoria de Comunicação/Incaper.



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.