30/11/2006 16:11:03 –
São Paulo, 30 nov (EFE).- A cadeia americana Starbucks Coffeeanunciou hoje a abertura em São Paulo de suas duas primeirascafeterias no Brasil.
As primeiras unidades da Starbucks no país funcionarão noMorumbi, em São Paulo. A primeira loja será inaugurada ao públicoamanhã, ao tempo que a segunda entrará em funcionamento na próximasegunda-feira.
“O Brasil é um mercado importante para nós, não somente pelaqualidade de seu café, mas também pelo tamanho do mercado e pelasoportunidades que representa”, disse em entrevista coletiva opresidente da companhia, Martin Coles.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de grãos, e osegundo mercado consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos.
Coles assinalou que a abertura das primeiras lojas da Starbucksem São Paulo “representa um novo passo no objetivo da companhia deconstruir uma marca global”.
A Starbucks tem mais de 12 mil cafeterias em 38 países, incluindoo Brasil, seu quinto destino na América Latina.
“Estamos avaliando oportunidades em outros países, entre elesArgentina, Colômbia e alguns países centro-americanos”, disse opresidente de operações da Starbucks na América Latina, BuckHendrix. A Starbucks opera ainda em México, Chile, Peru e PortoRico.
Sobre as operações no Brasil, Coles afirmou que, inicialmente,serão concentradas em São Paulo, e que a expansão da marca paraoutras cidades, como o Rio de Janeiro, dependerá da aceitação dasprimeiras unidades.
“Esperamos que tenhamos uma boa aceitação no mercado brasileiro,que tem uma grande experiência no consumo de café”, disse Coules.
A diretora geral de Starbucks no Brasil, María Luisa Rodenbeck,destacou que as lojas no país oferecerão os mesmos produtos que noresto do mundo, mas também alguns específicos para o gostobrasileiro, como o tradicional pão de queijo.
“Vamos combinar a experiência internacional da marca Starbuckscom o gostinho local”, disse Rodenbeck.
Para celebrar a abertura de suas duas primeiras cafeterias noBrasil, a companhia lançou duas marcas de café nacionais, aStarbucks Brasil Blend e a Brazil Ipanema Bourbon, produzidos comgrãos procedentes de fazendas do sul do país.