Inauguração da fábrica de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto em Montes Claros (MG) inicia celebração dos 150 anos da Nestlé

17 de dezembro de 2015 | Sem comentários Consumo Torrefação

Primeira unidade de NESCAFÉ para produção de NESCAFÉ Dolce Gusto nas Américas inicia operações utilizando 100% de café brasileiro, além de outras matérias-primas nacionais como leite, cacau e açúcar


Montes Claros (MG), 17 de dezembro de 2015 – Líder mundial em cafés, a Nestlé inaugura no Brasil a primeira unidade fora da Europa com a exclusiva tecnologia para a fabricação de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto. Em um investimento de R$ 220 milhões, a fábrica instalada em Montes Claros (MG) inicia suas operações utilizando café de origem 100% brasileira, além de outras matérias-primas nacionais, como leite, cacau e açúcar.


A estrutura conta com duas linhas de produção. Inicialmente, serão produzidas quatro variedades de cápsulas: os cafés Buongiorno, Espresso e Espresso Intenso, e o Café Au Lait. Para 2016, está  prevista a expansão para outras bebidas da linha. Os produtos serão comercializados em todo o mercado nacional e também serão exportados para Argentina, Paraguai e Uruguai.


De acordo com o CEO da Nestlé S.A., Paul Bulcke, a construção da nova fábrica reforça a confiança da Nestlé na América Latina e no Brasil. “Esta fábrica de NESCAFÉ Dolce Gusto é um investimento estratégico de longo prazo na América Latina e especificamente no Brasil, um país no qual estamos presentes há mais de 90 anos e que tem estado na base da nossa história de NESCAFÉ. Esta unidade vai contribuir não somente com o sucesso da Nestlé, mas também para o desenvolvimento econômico e social da região e do País. Estamos utilizando as mais modernas tecnologias para garantir o uso sustentável de recursos nesta fábrica, além de mínimo impacto ambiental.”


Para Juan Carlos Marroquín, CEO da Nestlé Brasil, o início da operação em Montes Claros representa uma importante evolução para o mercado brasileiro de cafés e um importante marco dentro das comemorações dos 150 anos da Nestlé, que serão celebrados em 2016. “Em conjunto com o projeto da nova fábrica, ampliamos nossos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento na área de cafés, ampliando o conhecimento técnico local. Com isso, esperamos contribuir para o aprimoramento de toda a cadeia produtiva, gerando valor para os envolvidos no negócio e também para o consumidor”, explica.


A nova unidade em Montes Claros terá como um dos destaques o uso sustentável de recursos em todas as etapas de fabricação. A fábrica é operada dentro do conceito ‘‘Resíduo Zero’’, pois nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, conta com gestão eficiente de água e energia.


A fábrica inicia os trabalhos com 91 colaboradores diretos, cuja capacitação incluiu o treinamento de cerca de 20 pessoas em plantas de NESCAFÉ Dolce Gusto na Europa. As contratações buscaram promover o equilíbrio de gêneros, alcançando 44% de mulheres no quadro de profissionais. As operações gerarão ainda cerca de 1 mil empregos indiretos na cadeia produtiva.


ORIGENS


A Nestlé foi pioneira no desenvolvimento do primeiro café solúvel do mundo: NESCAFÉ. A ideia foi a primeira contribuição suíço-brasileira na história da companhia e surgiu de um pedido do governo brasileiro. Com a crise de 1929, a venda das sacas de café entrou em declínio e o governo brasileiro – procurando maneiras de valorizar o fruto e não perder a produção – entendeu que a Nestlé, com seu conhecimento e tecnologia no processamento de alimentos, poderia ser a parceira ideal para a solução do problema.


Apresentado pela primeira vez em 1938, NESCAFÉ conquistou consumidores de inúmeros países. No Brasil, a produção começou em 1953, na fábrica de Araras, no interior paulista. Em 2004, foi inaugurada, na mesma localidade, a nova fábrica de NESCAFÉ, com equipamentos de última geração. Atualmente, a unidade é a maior e mais moderna fábrica de NESCAFÉ do mundo.


Desde o lançamento de NESCAFÉ, a Nestlé sempre foi líder no mercado brasileiro de café solúvel. No âmbito mundial, a marca é a mais valiosa da Nestlé e quarta mais valiosa no segmento de alimentos.


Ao longo das décadas, NESCAFÉ expandiu seus negócios, agregando valor à marca com inovações que mudaram os hábitos de consumo de café no mundo. Lançado em 2006, NESCAFÉ Dolce Gusto está presente hoje em mais de 75 países, com fábricas na Alemanha, Espanha, Reino Unido e Brasil.


Hoje, o portfólio de NESCAFÉinclui uma extensa linha de solúveis (cafés e cappuccinos), NESCAFÉ Dolce Gusto (sistema multibebidas para o preparo de bebidas com qualidade profissional dentro de casa) e as soluções de Nestlé Professional (alimentação fora do lar), com NESCAFÉ Alegria e NESCAFÉ Milano.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.