Importantes pesquisas genéticas do cafeeiro são desenvolvidas no Cerrado Mineiro

Importantes pesquisas genéticas do cafeeiro são desenvolvidas no Cerrado Mineiro

junho 4th, 2013 by equipepec








Gerente da Fazenda Experimental da Epamig em Patrocínio, Caio Marcos Veloso, e a pós-doutoranda Fernanda Gonçalves Martins Maia

Por Fabio Alvarenga

O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Mário Lúcio Vilela de Resende, visitou a Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Patrocínio, na região do Cerrado Mineiro. No local, são desenvolvidas importantes pesquisas genéticas do cafeeiro. A visita, que ocorreu durante toda a última semana, contou também com a presença do pesquisador da Epamig, Antônio Alves Pereira, e o pesquisador da Embrapa, Antônio Carlos Baião de Oliveira.


Acompanharam ainda as pós-doutorandas do Programa Nacional de Pós Doutorado da Capes (PNPD), Deila Magna dos Santos Botelho e Fernanda Gonçalves Martins Maia, além da bolsista do INCT Café, Stefanny Araújo Martins, que realizam uma seleção de material genético resistentes a doenças, sejam elas fúngicas ou bacterianas.


Mário Lúcio elogiou a estrutura da fazenda experimental e destacou a interação com a Epamig e a Embrapa, no sentido de caracterizar esses materiais resistentes, junto às outras instituições. “É importante fazer um screening, passar um pente fino, porque nós conhecemos bem a resistência à ferrugem, que é a principal doença do cafeeiro. Mas outras doenças como cercosporiose, antracnose e bacteriose, a gente não sabe o comportamento dos acessos a elas”, explicou o coordenador do INCT Café.


O pesquisador da Epamig, César Elias Botelho, ressaltou a importância do banco de germoplasma de café arábica, iniciativa do pesquisador Antônio Alves Pereira e que contém mais de 1.500 acessos.


“O banco de germoplasma de café da Epamig é o maior do Brasil. Ele tem uma importância muito grande para o melhoramento do café no país. Ele é fonte de estudo para diversas características de importância para a cafeicultura como resistência às doenças, resistências à seca e qualidade de bebida. O banco tem caráter multi-institucional, o que só otimiza o aproveitamento dele”, enfatizou Cesar


A região de Patrocínio, local da fazenda experimental, fica em uma grande área produtora de café. O cerrado mineiro envolve 55 municípios, entre o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro.


O INCT Café faz parte de um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil e está sediado na Universidade Federal de Lavras, junto ao Polo de Excelência do Café. Com aporte financeiro do CNPq, Capes e da Fapemig, o INCT Café busca sua consolidação junto ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Participam do INCT Café pesquisadores, bolsistas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de representantes de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.