fonte: Cepea

IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA DO CAFÉ DO CERRADO

A REGIÃO DO CAFÉ DO CERRADO REALIZA MAIS UM GRANDE SONHO: A IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA DO CAFÉ DO CERRADO
Neste sábado aconteceu a solenidade de Instalação do Centro de Excelência do Café do Cerrado, dando início às obras. Um sonho que iniciou

Por: News Cafeicultura

Neste sábado, dia 10 de dezembro de 2006, às 11:00 horas, na sede da Fazenda Experimental da EPAMIG em Patrocínio, Estado de Minas Gerais, com as presenças do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Deputado Federal Silas Brasileiro, o Vice Prefeito Municipal de Patrocínio, Jorge Moreira Marra, Secretários Municipais, representate do Presidente da EPAMIG, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão, demais autoridades, lideranças da cafeicultura e produtores, aconteceu a solenidade de Instalação do Centro de Excelência do Café do Cerrado, dando início às obras. Um sonho que iniciou em 1997, com os técnicos ligados à área café da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, quando levaram a idéia para ser discutida no CACCER – Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado, que rapidamente acolheu a sugestão, lapidando, melhorando e adaptando às características da cafeicultura do Cerrado. Porém, por várias dificuldades e principalmente pela falta de recursos, o empreendimento não conseguiu avançar, mas sempre esteve nas metas e planos das organizações do Café do Cerrado.


Levado ao conhecimento do Secretário de Agricultura do Estado, Deputado Federal Silas Brasileiro, este imediatamente avaliou o projeto e o incluiu no Plano Estadual AGROMINAS, um plano de governo que visa aplicar recursos no desenvolvimento do Agronegocio Café em Minas Gerais.

O Centro de Excelência do Café do Cerrado, que consiste em um complexo de salas de aula, auditório, laboratório, salas de treinamento, alojamento e refeitório, será implantado na Fazenda Experimental da EPAMIG em Patrocínio, através de parceria com a EPAMIG que fez a cessão de 2,5 hectares, localizada a 4 km da cidade, já está com as obras de terraplanagem concluídas e outras serão prosseguidas tão logo se conclua os processos de licitação, com previsão de término para 30/03/2006.

Os recursos da obra de 2000 m2 de construção e equipamentos, é da ordem de 2 milhões de reais, com 50% por parte do AGROMINAS, viabilizados pelo Secretário Silas Brasileiro, 20% pela Prefeitura Municipal pelo apoio do Prefeito Julio Elias, e o restante viabilizados pelas Associações e Cooperativas de Cafeicultores que compõem o CACCER, através da FUNDACCER– Fundação do Desenvolvimento do Café do Cerrado, entidade criada para essa finalidade e que será responsável pela gestão do Centro.

O Centro concluído propiciará anualmente o treinamento de mais de 1.200 trabalhadores e profissionais diretamente ligados à produção, desde a mão-de-obra mais simples do campo, aos administradores e agrônomos. Na área de qualidade, efetuará pesquisas de qualidade de bebida relacionada a variedades de plantas, clima, manejo, solo e altitude, e treinará mais de 300 profissionais de classificação e baristas. A área de atuação compõe todos os 55 municípios da região do Café do Cerrado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.