IMA: 500 propriedades de café devem ser certificadas

14 de novembro de 2007 | Sem comentários Cafés Especiais Produção

Os projetos estruturadores pertencentes ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) de Minas Gerais têm sido apresentados desde terça-feira (6) em uma série de audiências públicas realizadas pela Assembléia Legislativa. Entre os projetos está o Certifica Minas, gerenciado pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto.


Ontem ele fez uma explanação geral sobre o Certifica Minas, cujo prazo de execução é de 2007 a 2011. Segundo Rodrigues, o principal objetivo é ampliar a inserção competitiva da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional. “A ênfase é a superação das restrições zoofitossanitárias existentes, através da implementação de programas de monitoramento e de certificação da qualidade dos produtos agropecuários. E ainda, visa melhorias dos programas de defesa sanitária e inspeção de produtos de origem animal e vegetal com uma abordagem preventiva”, esclareceu.


A autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já realizou diversas ações previstas no projeto, como o aumento de fiscalizações do trânsito animal e vegetal, informatização e interligação de suas unidades descentralizadas, capacitação de servidores e implantação do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro).


Para o ano que vem novas metas integrarão as ações de 2008 como a aquisição de equipamentos como veículos e GPS, certificação de 500 propriedade de café e rastreabilidade de 3 milhões de bovinos e bubalinos além do aumento de algumas metas já cumpridas em 2007. “Vamos procurar cumprir todas as metas previstas no planejamento do projeto estruturador para chegar em 2011 como um órgão bem equipado e empenhado no desenvolvimento da agropecuária de Minas Gerais”, disse o diretor-geral.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.