Segundo Andrea Illy, vendas da empresa aumentaram 25% em receita no Brasil em 2016, apesar da crise, e expectativa é de novo crescimento neste ano
Num momento de consolidação no mercado de café no mundo, com mudanças nos “cenários competitivos”, Andrea Illy, presidente da illycaffè, vê oportunidades de crescimento para empresas como a italiana, que atua no segmento de cafés gourmet e tem no Brasil o seu principal fornecedor de matéria-prima.
Em São Paulo para a 26ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, o empresário disse, em entrevista a jornalistas ontem, que, nesse novo cenário, a companhia preparou um plano estratégico para acelerar seu crescimento, focando cada vez mais na qualidade do produto, na marca, nos negócios B2B e também na abertura de novas lojas illycaffè e no e-commerce.
“A illy está atravessando um período positivo de crescimento e mudança. Ano passado, nomeamos um CEO [Massimiliano Pogliani] de fora da família porque achamos que seria bom preparar a empresa para a próxima geração. Queremos que a família continue dona [da illy]”, afirmou.
Segundo ele, a illy “pode competir um pouco fora do mercado” [das grandes empresas de café do mundo] por atender um nicho, ter marca forte e expressiva presença em restaurantes e lojas. “É um mercado mais difícil para as grandes, que são mais focadas nas vendas no varejo”, disse.
Embora ainda responda por apenas 10% do mercado global de café, o segmento de especiais é um dos únicos que tem crescido nos últimos anos, conforme Illy, enquanto a demanda pelos convencionais está estagnada. O desempenho da empresa no Brasil é uma prova disso. No ano que passou, mais uma vez, apesar da crise, a illycaffè cresceu no país. As vendas aumentaram 21% em volume e 25% em faturamento, superando o crescimento de 2015.
A empresa promoveu um reajuste de 10% nos preços em 2016, seguindo a inflação, e não repassou inteiramente a variação cambial aos preços dos produtos, segundo ele. A illy não informa quanto fatura no Brasil nem os volumes vendidos. No mundo, o último dado disponível se refere a 2015, quando faturou € 437 milhões.
“Trabalhamos em um nicho de café de qualidade que não é muito grande. Também houve crescimento na distribuição e investimento na marca”, disse o empresário, para explicar a performance no Brasil. Em 2016, a illy alcançou 3.500 clientes no país, avanço de 15% sobre o ano anterior.
Segundo Andrea Illy, a expectativa para este ano é de um crescimento similar ao de 2016 no país, tanto em volume quanto em receita. Com isso, a empresa – que acaba de lançar um canal de e-commerce no Brasil – deve ampliar suas compras de café de produtores brasileiros.
A illy também não informa quanto café arábica verde adquire no Brasil para uso em seus blends. Hoje são 600 fornecedores no país, especialmente em Minas Gerais, dos quais a illy compra sem intermediários. A empresa adquire no Brasil 50% da matéria-prima que necessita. O restante vem de outros 19 países produtores de café.
Com vendas de seus produtos em 140 países, a companhia deve ampliar o número de lojas illycaffè pelo mundo, mas não está nos planos abrir unidade no Brasil.
Fonte : Valor