Empresa italiana fecha o balanço de 2006 com vendas consolidadas de 246 milhões de euros: alta de 8,5% sobre o ano anterior
12/07/07
ADS Assessoria de Comunicações
A illycaffè, marca líder em café de qualidade, e Café de Coral Group — o maior grupo chinês de restaurantes de serviços rápidos com sede em Hong Kong e com ações negociadas na bolsa de valores daquele país —finalizaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de 30 espressamente illy, franquias do grupo italiano, em Hong Kong e Macau. A primeira unidade será inaugurada no aeroporto de Hong Kong em setembro.
No último dia 9 de julho, outra joint-venture foi formalizada com a DaChan Great Wall, principal rede de restaurantes da China e Taiwan, listada na Bolsa de Valores de Taiwan, para a abertura de outras 75 espressamente illy na China e Taiwan.
“Nós estamos muito satisfeitos com estas joint-ventures, que nos permitirão cobrir toda a área da Grande China e abrir 105 espressamente illy nos próximos 5 anos”, disse Andrea Illy, CEO da illycaffè. “Esta cooperação é baseada de um lado na capacidade gestora de nossos parceiros e conhecimento do consumidor chinês, e, por outro lado, no sucesso internacional do modelo de negócios da espressamente illy, baseado na excelência e cultura do café italiano. Um modelo que terá um importante desenvolvimento a médio e longo prazo”, completou o executivo.
Estas parcerias na China são outro importante passo no crescimento da espressamente illy na Ásia, após 7 unidades abertas no Japão nos últimos seis meses. A empresa italiana também está para fechar, nos próximos dias, a inauguração de mais 10 cafeterias no Vietnã, 42 na Coréia e, nos próximos cinco anos, mais de 20 na Nova Zelândia.
A cadeia espressamente illy chegou também ao Oriente Médio graças a um acordo recém selado com a Aida Trading Establishment para abrir 25 cafeterias nos próximos dois anos na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrain, Oman e Kuwait. A primeira foi aberta em Doha no mês de junho.
A illycaffè, com sede em Trieste, na Itália, fechou 2006 com vendas de 246 milhões de euros (8,5% mais em relação ao ano anterior) e um lucro líquido de 5 milhões de euros. Os investimentos totais no período somaram 47 milhões de euros — quase três vezes mais o total investido em 2005 — aplicados principalmente no desenvolvimento internacional da companhia. A parcela das vendas fora da Itália chegou a 54%. Mundialmente, a empresa emprega 725 pessoas.
espressamente illy é o projeto criado pela illycaffè para cafeterias com base na busca pela excelência. O projeto contempla uma cadeia de cafeterias franqueadas com um design inovador, que interpreta a cultura do “estilo italiano do café”. Até o momento, o desenho do modelo foi confiado a três arquitetos de italianos de renome internacional: Luca Trazzi, Cláudio Silvestrin e Paola Navone. O projeto espressamente illy foi lançado em 2003 e, desde então, mais de 150 cafeterias foram abertas em mais de 20 países (Austrália, Bélgica, China, Croácia, Chipre, França, Alemanha, Hungria, Japão, Itália, México, Marrocos, Noruega, Portugal, Quatar, Rússia, Coréia do Sul, Espanha, Suécia, Ucrânia e Reino Unido) e o total deve chegar a 200 até o final de 2007.