illycaffè entrega 24º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso nesta sexta (13/03)

illycaffè entrega 24º Prêmio Ernesto Illy  de Qualidade do Café para Espresso nesta sexta (13/03)


O 24º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso conhecerá seu grande campeão em uma cerimônia de gala neste dia 13 de março, em São Paulo, com a presença do CEO da illycaffè, Andrea Illy. Eis o balanço que ele faz da companhia no Brasil, além de destaques da programação internacional para este ano:


O setor produtivo tem convivido com instabilidades climáticas que interferem diretamente nos resultados das safras em várias regiões brasileiras. Porém, considerando que o mercado internacional aposta em uma safra 2015 igual ou maior do que a de 2014, mesmo sendo um ano de bianualidade baixa, seguimos otimistas. Além das principais regiões produtoras (Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Sul de Minas), temos comprado também cafés de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, entre outras. Sempre estimulamos novos cafeicultores a nos fornecer, com ações como a implantação do Clube illy do Café, que completa 15 anos, a promoção do Prêmio Regional, divulgações, visitas a fazendas e contatos com Cooperativas, Associações, Corretores e Classificadores, que este ano contaram com um prêmio extra.


Quanto aos consumidores dos nossos produtos, vivemos um ano de crescimento no mundo e no Brasil, especialmente fora de São Paulo. A illycaffè Sud America registrou ótimo desenvolvimento no Rio de Janeiro, no Nordeste e na região Sul, sobretudo no Paraná. Os números não mentem: em 2014, nossa presença em número de cliente,no segmento de hotéis, restaurantes, bares e cafeterias cresceu 68% em relação ao ano anterior!


Outra meta da illycaffè é zelar pela sustentabilidade – afinal, ela foi considerada a empresa mais sustentável e responsável do mundo do café em 2014, e pelo terceiro ano seguido está entre as companhias mais éticas.


Ano passado, também desbravamos a fronteira do ensino à distância, começando a oferecer cursos da Universidade do Café Brasil via Internet, para interessados de qualquer local do mundo. A recepção foi excelente, e pretendemos seguir investindo nesse caminho.


Falando em caminho, o principal destino dos que fazem parte do “planeta café” neste ano é a EXPO Milão 2015. O tema é “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”, e a illycaffè é a parceira oficial desse megaevento e também dos pavilhões dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Áustria. Como responsáveis pelo Pavilhão do Café, esperamos encontrar nossos fornecedores, clientes e parceiros nessa enorme celebração, para milhões de pessoas. Para termos uma ideia da importância dessa grande exposição, vale lembrar que os 145 países expositores, entre os quais se inclui o Brasil, representam 94% da população mundial.


O nosso Coffee Cluster é mais do que um pavilhão nacional, pois engloba diferentes países e culturas para proporcionar, aos visitantes, uma viagem “da planta à xícara”, trafegando por passado, presente e futuro do café. Além de conhecer melhor cada etapa do itinerário que os grãos passam até se transformarem na mais prazerosa bebida que podemos oferecer, os frequentadores do pavilhão poderão participar do processo de torra e embalagem em tempo real, como se estivessem dentro da matriz da illycaffè, em Trieste!


Experiências digitais, visitas guiadas, oficinas com especialistas e consumo de produtos illy são outros atrativos do nosso espaço. Será fácil identificá-lo entre todos os demais: os visitantes poderão se orientar pelas belas e gigantes imagens de trabalhadores e paisagens do café, retratados pela lente de um artista único da fotografia internacional. Ninguém menos do que o brasileiro Sebastião Salgado, que nos deixou honrados quando atendeu ao nosso convite e percorreu diferentes regiões do mundo, inclusive do Brasil, capturando a beleza humana e natural das fontes de onde extraímos nossos maravilhosos e selecionadíssimos grãos.


O período de duração da EXPO é bastante aberto: são seis meses, de 1º de Maio a 31 de Outubro. Tempo suficiente para todos os interessados se programarem e buscarem um espaço em suas agendas. Teremos atividades paralelas bem interessantes, como na Triennale di Milano, a Bienal de Arte de Veneza, com participação nossa, e um museu em Trieste. Estaremos no primeiro Fórum Global do Café e celebraremos o Dia Internacional do Café, em 1º de Outubro.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.